Cada vez mais brasileiros têm se interessado pelas iniciativas oferecidas pelo governo estoniano, porém pode ser fácil se confundir um pouquinho com elas. Portanto, nesse post resolvemos comparar diretamente e mostrar as diferenças entre o visto para Nômades Digitais e o E-Residency na Estônia. Assim, você entenderá a finalidade dos programas e pode escolher qual se adequa melhor às suas necessidades. Vamos lá?
Visto para Nômades Digitais x E-Residency na Estônia
Primeiro de tudo é importante entender: o visto para Nômades Digitais não está conectado ao E-Residêncy e ser um e-residente não é um pré-requisito para a aplicação do visto e nem não simplifica o processo de inscrição.
O que é o E-Residency?
Então vamos começar com o programa que já existe há um tempinho por aqui. Lançado em dezembro de 2014, o e-Residency é o primeiro programa governamental que permite abrir e gerir uma empresa baseada na Estônia, e por consequência dentro da União Europeia, de forma 100% online.
Com a residência virtual na Estônia você pode:
- Assinar documentos e contratos digitalmente e verificar a autenticidade dos documentos assinados;
- Encriptar e transmitir documentos com segurança;
- Estabelecer uma empresa estoniana online;
- Administrar a empresa de qualquer lugar do mundo;
- Conduzir transações bancárias eletrônicas e remotas de dinheiro;
- Acessar prestadores de serviços de pagamento online;
- Declarar impostos estonianos on-line.
A Estônia foi o primeiro país a oferecer uma residência virtual, e o principal objetivo do programa é desburocratizar os processos e negócios para freelancers, empreendedores e qualquer pessoa não residente da Estônia que queira fazer negócios com o país.
É importante deixar claro que esse programa não oferece a possibilidade de residência no país, mas sim uma possibilidade de administrar sua empresa à distância utilizando dos benefícios oferecidos pelo governo estoniano.
Ficou interessado e acha que o E-Residency é para você? Confira aqui o post especial que fizemos explicando tudinho sobre o assunto aqui.
–
LEIA TAMBÉM: Vistos na Estônia: Entenda como funcionam as permissões para turismo, estudo e trabalho no país
–
E o visto para Nômades Digitais?
Como o próprio nome já diz, ele é direcionado para os Nômades Digitais, pessoas que aproveitam da tecnologia para exercer a sua profissão de maneira remota e, ao não depender de uma base fixa para trabalhar, conduzem seu estilo de vida de uma maneira nômade.
O visto foi lançado em 2020, pois a Estônia percebeu que os Nômades Digitais há muito tempo enfrentam ambiguidade ao trabalhar enquanto viajam, muitas vezes contornando a lei trabalhando enquanto visitam um país com visto de turista (o que não é permitido).
Então, o objetivo desse visto é oferecer uma base de residência (a Estônia) para esses profissionais nômades por até um ano. Qualquer pessoa pode aplicar, independente do seu país ou área de trabalho, porém é preciso comprovar que pode trabalhar de maneira independente e também cumprir alguns pré-requisitos.
Confira o post especial que fizemos também explicando tudinho sobre o visto para Nômade Digital na Estônia aqui.
Para ficar ainda mais claro, preparamos a imagem abaixo inspirados na divulgação do governo com as principais diferenças entre os programas:
E aí, ficou mais claro os objetivos de cada programa? Algum deles se adequa ao que você precisa?
—