Talvez você já tenha ouvido falar da Estônia, mas será que você sabe alguma coisa sobre o idioma oficial do país? Pois é, o estoniano é a língua oficial e fonte de grande orgulho nacional.

É uma língua fino-úgrica, relativamente próxima ao finlandês, mas bem diferente da maioria das línguas europeias. Outro ponto é que apesar da Estônia fazer fronteira com a Rússia, o estoniano não tem nenhuma relação com o idioma russo.

A língua estoniana é falada por cerca de 1,1 milhão, e foi eleita a quinta língua mais difícil de aprender para falantes de inglês, depois do japonês, chinês, coreano e árabe.

Pra vocês terem uma ideia de alguns exemplos, estoniano não tem gênero ou conjugação no tempo futuro. Inclusive, tem uma piada interna – mas nem tanto – em inglês que diz:

Estonian has no sex and no future

Que traduzido para o português seria algo como “Estoniano não tem sexo e nem futuro”, e que se refere ao fato de que não há gênero e nem tempo futuro no idioma. Além disso, podemos citar também outras diferenças entre o estoniano e o português:

  • Estoniano possui quatro vogais a mais que o português (Õ, Ä, Ö e Ü);
  • Não possui cê-cedilha;
  •  Z, X, C e F, são utilizados apenas em palavras “emprestadas” de outros idiomas;
  • Não possui preposições.

Doidera, né? Agora uma das perguntas que mais recebemos em nossas redes sociais:

É preciso aprender estoniano para morar na Estônia ou o inglês basta?

Aprender o idioma local sempre é de grande valia, mas como aqui estamos falando de um idioma bem específico, não é tão simples assim, certo? Atualmente, é possível viver na Estônia, e principalmente na capital, apenas falando inglês.

Há várias ofertas de trabalho nas maiores empresas, startups ou empresas internacionais que não exigem o estoniano (quando exigir a vaga terá esse requisito). Além disso, em muitas dessas empresas o inglês é o idioma base/oficial de comunicação interna. Falamos sobre isso nesse vídeo:

Porém, é interessante e ajuda bastante saber pelo menos o básico do idioma, até porque nos produtos do mercado, por exemplo, tudo é em estoniano. 

Como forma de incentivo para aprender o idioma, o governo estoniano oferece para os residentes o curso básico. Mais informações aqui.

LEIA TAMBÉM: Os principais sites para aprender estoniano online

Para acompanhar mais do nosso conteúdo, siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e no TikTok @tere.tallinn
Compartilha com os amigos <3