Já falamos sobre o cronograma do ano letivo na Estônia, que difere bastante do brasileiro, já que as aulas iniciam em setembro. Mas outro aspecto interessante diz respeito à distribuição das férias escolares.

No Brasil, enquanto o formato de férias escolares envolve a separação de semestre – em junho ou julho, e depois em dezembro e janeiro, na Estônia, para as crianças a partir do 1° ano (a partir de 7 anos de idade), existe uma distribuição estratégica para oferecer mais equilíbrio entre aprendizado e descanso ao longo do ano.

Como funcionam as férias escolares na Estônia

ferias escola

Foto: RDNE Stock project

Como a maioria dos países no Hemisfério Norte, o início das aulas acontece em Setembro na Estônia.

A partir daí, existem 5 períodos de férias escolares:

  • Férias do Primeiro Termo: As férias do primeiro termo ocorrem no final de outubro e também são conhecidas como “Break de Outono”.
  • Férias do Segundo Termo: As férias do segundo termo se estendem por 2 semanas e acontecem entre Natal e Ano Novo. Também conhecido como “Break do fim do ano” e permite os alunos desfrutarem desta temporada festiva. 
  • Férias do Terceiro Termo: Em fevereiro, os estudantes estonianos têm um breve descanso de 26 de fevereiro a 3 de março de 2023, também conhecido como “Break de Inverno”.  Essa pausa ajuda a aliviar o cansaço do inverno e prepara os alunos para a reta final do ano letivo.
  • Férias do Quarto Termo: Conhecido como “Break de Primavera”, as férias do quarto termo ocorrem, neste ano, de 22 a 28 de abril de 2024. Esta pausa é especialmente valiosa para os alunos se prepararem para os exames finais. (Os alunos do 12° ano não têm esse break).
  • Férias do Quinto Termo: As férias do quinto termo são as tão esperadas férias longas e se estendem por mais de 2 meses (entre 13 de junho a 31 de agosto de 2024). Durante esse período, os alunos têm a oportunidade de aproveitar o verão tão esperado, viajar e relaxar antes do próximo ano letivo. (Os dias podem variar um pouco para os alunos do 9° e do 12° ano)

🔎 Fique atento: As creches públicas (kindergarten) funcionam de forma diferenciada. Algumas não fecham ou oferecem opções para as crianças pequenas serem alocadas durante 1-2 semanas no verão estoniano. A maioria das crianças estonianas geralmente passa o verão com familiares ou viajando e as salas podem ter mais de 90% de evasão nesse período. Sendo assim, é bom verificar com a creche diretamente.


LEIA TAMBÉM: Inverno em Tallinn: 3 atividades ao ar livre para aproveitar com as crianças

Objetivo das férias escolares

ferias escolares estonia

Foto: Vitolda Klein via Unsplash

Essas pausas permitem que os alunos recarreguem energias, relaxem e, ao mesmo tempo, mantenham o foco durante o período de aulas. Essa abordagem pode ajudar a reduzir o estresse e o cansaço dos estudantes, além de promover um melhor desempenho acadêmico.

E para os pais preocupados em como lidar com a criançada durante tantos breaks, muitas instituições, museus, e escolas oferecem “acampamentos” super interessantes onde geralmente a carga-horária é um pouco mais reduzida, já que o objetivo é que os alunos também descansem!

É importante lembrar que além das férias, existem também os feriados nacionais que são integrados ao calendário escolar. Confira o calendário de feriados na Estônia.

E aí, o que achou dessas férias distribuídas durante o ano?

Compartilha com os amigos <3