Se um dia você já ouviu falar do programa de e-Residency da Estônia, muito provavelmente questões como “Para que serve? Como funciona? Como fazer?” já estiveram passaram pela sua cabeça. O intuito desse post é esclarecer todas elas nas próximas linhas, confira!
O que é o e-Residency?
Bom, talvez seja melhor iniciar esse tópico falando o que o e-Residency não é. Isso vai nos ajudar a entender melhor a finalidade do programa. Portanto, ele não se trata de um visto de residência, identificação ou forma de se tornar um residente (físico) da Estônia. Portanto, se você procura por uma oportunidade de se mudar do Brasil para a Estônia, esse ainda não é o post ideal para você.
Lançado em dezembro de 2014, o e-Residency é o primeiro programa governamental que te permite abrir e gerir uma empresa baseada na Estônia, e por consequência dentro da União Europeia, de forma 100% online.
Os e-residentes podem:
- Assinar documentos e contratos digitalmente e verificar a autenticidade dos documentos assinados;
- Encriptar e transmitir documentos com segurança;
- Estabelecer uma empresa estoniana online;
- Administrar a empresa de qualquer lugar do mundo;
- Conduzir transações bancárias eletrônicas e remotas de dinheiro;
- Acessar prestadores de serviços de pagamento online;
- Declarar impostos estonianos on-line.
A Estônia foi o primeiro país a oferecer uma residência virtual, e o principal objetivo do programa é desburocratizar os processos e negócios para freelancers, nômades digitais, empreendedores e qualquer pessoa não residente que queira fazer negócios com o país.