Ta aí uma lista que não foi das mais complicadas de se escrever, uma vez que poderíamos ficar falando por horas sobre os motivos para morar na Estônia e o porquê gostamos de viver aqui.

Mesmo que a gente tenha chego em Tallinn sem muitas expectativas, isso lá em fevereiro de 2019, a cidade e o país nos cativaram e a mudança pra cá se mostrou uma das melhores escolhas que já fizemos.

Para essa publicação falaremos dos nossos 10 principais motivos para morar na Estônia, caso vocês gostem do material, podemos começar a abordar mais deles no futuro – não esquece de deixar sua sugestão e feedback nos comentários. ?

10 motivos para morar na Estônia

Tecnologia no dia a dia 

Uma das coisas que nos fascinou desde a chegada na Estônia é o quanto estonianos são avessos a burocratização das coisas e como a tecnologia está relacionada a praticamente tudo que você faz por aqui.

Desde os atendimentos médicos até a retirada de seu visto na imigração, tudo é feito de forma rápida e sem toda aquela papelada ou filas usuais das quais estamos acostumados.

Para se ter uma ideia de até onde isso pode ir, você sabia que a Estônia foi o primeiro país a realizar eleições pela internet? 

Sim, é isso mesmo! Nas eleições municipais de 2005, mais de nove mil estonianos exerceram seu direito de escolha pela internet, sem precisar sair de casa. Fato que se tornou comum e rotineiro no país desde então, agora também para escolhas parlamentares.


LEIA TAMBÉM: Como assinar documentos digitalmente na Estônia

Empreendedorismo e oportunidades profissionais

Completamente ligado ao tópico acima, a Estônia com toda certeza é um destino fantástico para quem sonha em empreender.

Para se ter uma ideia de como a cena de startups e de negócios é enorme por aqui, apesar de ter uma população com apenas cerca de 1.300.000 habitantes – um sexto do tamanho de Londres, por exemplo – o país tem mais startups do que a média de muitos países da Europa.

Suas 413 empresas que se encaixam nessa denominação dão uma média de 31 startups a cada 100 mil habitantes, Sendo então o 3º país com mais startups per capita da Europa (!!!)

E aqui nós não estamos nem falando do e-Residency, programa governamental que te permite administrar sua empresa remotamente no país. Se quiser ler mais sobre o tema, esse é o link.

Outra coisa que nós gostamos daqui é que é possível encontrar boas oportunidades de trabalho se você tiver apenas o domínio do inglês (sem precisar do estoniano).

A área de tecnologia na Estônia é bem forte, e há também diversas empresas grandes por aqui, como Transferwise, Skype, Pipedrive, entre outras.

Educação

Os resultados do estudo PISA de 2018, o mesmo que colocou a Finlândia no mapa há mais de 15 anos, classificam a educação básica da Estônia como a melhor da Europa.

Os jovens de 15 anos da Estônia estão em 1º lugar em leitura, ciências e matemática na Europa, enquanto no mundo, os estudantes da Estônia estão em 5º em leitura, 8º em matemática e 4º em ciências.

História e preservação cultural

Andar pela Old Town de Tallinn nos faz suspirar independente da época do ano. Aliás, você sabia que, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, a Old Town também é considerada uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa?

Cada esquina desse lugar possui milhares de anos de luta, história e superação para contar. Mas não é só na Old Town que isso acontece, por conta do passado de guerras e invasões, por todo o país você encontra locais que exalam histórias interessantíssimas pelas suas paredes, como por exemplo a prisão submersa de Rummu  ou o cemitério de carros ao ar livre de Vanatehnika Varjupaik

Contato com a natureza

A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o ar da Estônia como um dos mais limpos do mundo, junto com países como Finlândia e Islândia. Sabe aquele cheirinho peculiar de fumaça e poluição no ar? Então, aqui você não sente.

Atualmente, mais da metade do território da Estônia (51% para ser mais exato) é coberto por florestas. As reservas naturais representam cerca de um quinto do deserto da Estônia, garantindo a preservação para o futuro – e a qualidade do ar puro.

Marimetsa Bog Hiking Trail

Marimetsa Bog Hiking Trail. Foto: Tere Tallinn

Existem 1.500 ilhas, 1.000 lagos e 7.000 rios na Estônia (!!!) e se tudo isso já não bastasse, a Estônia tem também o maior número de crateras de meteoritos por quilômetro quadrado do mundo. A cratera Kaali, em Saaremaa, é o que resta do último meteorito gigante a atingir uma área povoada por humanos. Ele caiu na Terra com o poder de uma bomba nuclear há mais de 4.000 anos.

Gosta de contato com a natureza? Se sim, o que você está esperando para vir pra cá?


LEIA TAMBÉMMarimetsa Bog Hiking Trail: uma trilha em meio ao pântano na Estônia

Qualidade de vida

Bom, esse tópico não poderia faltar e esse deve ser de fato o principal motivo que nos faz gostar de morar na Estônia. Além de tudo mencionado até agora, nós achamos a qualidade de vida do país algo surreal em comparação às experiências anteriores que tivemos. 

Isso vai desde as coisas mais simples até fatores como o poder de compra, segurança e estrutura de saúde ofertada aos seus residentes. Morar num país tão longe da nossa terra natal e familiares nem sempre é fácil, mas sendo um pouco egoísta a ponto de pensarmos em nós como primeiro plano, esse tópico faz com que vejamos isso com outra perspectiva.

A Estônia possui um dos IDH (Indíce de Desenvolvimento Humano) mais altos do mundo e até a forma como acompanhamos o tratamento da pandemia por aqui, principalmente no início, nos fez ficar impressionado com tudo.


LEIA TAMBÉMCusto de vida na Estônia: Quanto custa viver em Tallinn?

Estações do ano definidas

Em Dublin, onde morávamos antes, a gente já sentia uma mudança nas estações do ano, mas por aqui as paisagens mudam tanto ao longo do ano que as vezes é até difícil de acreditar.

Amamos que conseguimos aproveitar a praia e também fazer boneco de neve. É incrível ver a natureza se transformando e a cidade mudando ao longo do ano.

País pet-friendly

Bom, como quem nos acompanha há algum tempo sabe, no ano de 2020 nossa família aumentou e adotamos o Chico aqui na Estônia.

E para quem, assim como nós, é apaixonado por animais, ver o quão a Estônia é pet-friendly é um ponto super positivo na escolha de onde morar. Em Tallinn, na capital, são diversos cafés, restaurantes e locais públicos que você pode ir com o seu bichinho. ??


LEIA TAMBÉM: Praias pet-friendly em Tallinn

Transporte público gratuito na capital

Sim, é isso mesmo! Lá em 2013, Tallinn foi a primeira capital europeia a disponibilizar aos seus residentes o transporte público gratuito – modelo que agora está em fases finais de estudo para uma possível implementação por todo o país.

Isso pode soar um pouco aleatório nessa lista, mas faz toda a diferença no dia a dia. Por experiência própria podemos dizer que não sentimos a menor falta ou necessidade de ter um carro próprio por aqui.


LEIA TAMBÉM: Como funciona o transporte público em Tallinn

A comunidade brasileira na Estônia

Sim, apesar de tímida em tamanho comparando-se a cidades mais populares da Europa como é o caso de Londres e Dublin, a comunidade brasileira da Estônia vem crescendo a cada ano e nos fazendo sentir um pouco menos a distância de casa.

Por conta disso, está cada vez mais fácil encontrar produtos e serviços brasileiros por aqui que vão desde as deliciosas coxinhas da Brasiilia Maitsed até aulas de capoeira e jiu jitsu com o pessoal da Arte do Brasil Capoeira e do Brazilian Top Team Estônia. Clicando aqui, você encontra uma lista completa dos serviços e produtos brasileiros que você encontra na Estônia.

Ah, e você quer mais dados sobre essa comunidade? Olha aqui o infográfico que preparamos no início do ano:

Quer saber como viemos parar aqui na Estônia e como iniciou essa história de amor com a Estônia? Bom, a gente explicou tudo nesse vídeo aqui:

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.
Compartilha com os amigos <3