Recentemente um golpe muito conhecido no Brasil começou a se “popularizar” aqui na Estônia e alguns familiares de nossos amigos e leitores relataram tal problema – 0 GOLPE DO PIX pelo Whatsapp. Pensando nisso, conversamos com Wellington Oscar, brasileiro especialista em cybersecurity e prevenções de fraudes para entender melhor como os golpistas agem e o que podemos fazer para nos previnir de tal ato. Confira nas próximas linhas!
O que é o Golpe do Pix?
O Golpe do Pix é muito simples, os criminosos compram cartões pré-pagos e números de telefones aqui da Estônia, com o prefixo +372 e partir daí:
- Criam uma conta nova no Whatsapp;
- Baixam uma foto da pessoa pelas redes sociais;
- Clonam sua agenda de contatos;
- Começam a enviar mensagens para seus familiares e amigos do Brasil, se passando por você.
A princípio eles “avisam” que esse é seu novo número e logo após começam a pedir dinheiro e transferências via Pix dando diferentes desculpas: dificuldades financeiras, problemas de saúde, situações de emergências e etc.
O que fazer caso criem uma conta com a minha foto?
Existem alguns passos importantes que você deve tomar caso isso aconteça. Em conversa com Wellington, ele sugere que:
- Alerte seus familiares da existência dessa conta e avise para que não enviem nenhum valor;
- Envie um email para support@whatsapp.com com o assunto “CONTA HACKEADA – DESATIVAÇAO DE CONTA”, relate o ocorrido e compartilhe o máximo de informações possíveis com o suporte;
- Registre um boletim de ocorrência atrvés do site da Delegacia Eletrônica do seu estado;
- Considere reportar o número de telefone fraudulento e o ocorrido para a polícia estoniana em cybercrime@politsei.ee
LEIA TAMBÉM: A Estônica fica na Europa?
O que fazer caso alguém da minha família tenha caído no golpe?
Se isso aconteceu com você ou alguém da sua família, o ideal é que entre imediatamente em contato com o banco que recebeu os valores e informe a chave Pix para qual o dinheiro foi transferido. Além disso você deve também entrar em contato com o seu banco notificando do acontecimento para que eles possam tentar reaver os valores.
Infelizmente não há muito além disso do que ser feito, e em muitos casos o banco não consegue reaver o valor por se tratar de uma transferência instantânea. Mas existem sim, casos de pessoas que conseguiram recuperar o dinheiro – ou pelo menos parte dele.
No nosso Instagram tem um post completo falando sobre isso que você pode compartilhar em seus stories clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: Quantos brasileiros moram na Estônia?
—