Finalmente chegou nosso momento! Como vocês podem ver na foto de destaque, saímos à caça e conseguimos realizar o sonho de ver a Aurora Boreal na Estônia com nossos próprios olhos! 

Foi então que surgiu a ideia desse post, e vamos compartilhar com vocês algumas dicas e como vocês podem se preparar para caso queiram ter essa mesma experiência quando estiverem por aqui. Bora?

O que é a Aurora Boreal?

Bom, antes de irmos direto para as dicas, acho importante definirmos o que é esse fenômeno e como ele acontece, afinal nem todo mundo sabe sobre isso. De forma rápida, a Aurora Boreal é um fenômeno meteorológico super raro que acontece em apenas alguns lugares do mundo, em regiões próximas ao Círculo Polar Ártico.

A Aurora Boreal se forma a partir do impacto entre partículas do vento solar e a atmosfera terrestre, ou seja, é preciso estar na hora certa e no lugar certo. O site Civitatis Islândia tem uma explicação fácil e simples: “As auroras boreais são produzidas quando umas partículas provenientes do Sol, conhecidas como “vento solar”, chocam com a magnetosfera do nosso planeta. Desta maneira, o contato entre o vento solar e o oxigênio, nitrogênio e hidrogênio desta camada protetora a mais de 500 quilômetros de altura cria as famosas auroras boreais.”

aurora boreal na estonia

Aurora Boreal vista de Tallinn. Foto: Tere Tallinn

Aurora Boreal na Estônia: Quais as melhores épocas para se ver?

De acordo com especialistas, as melhores épocas para se ver a Aurora Boreal, não só na Estônia, mas como no mundo todo, são entre setembro a abril. E claro que entre essa época você pode encontrar dias muito propícios e outros nem tanto.

Nesses meses a atividade solar é mais alta, mas mesmo assim é difícil prever exatamente quando ela irá acontecer. É necessário bastante tempo, planejamento e um pouco de sorte. Nós vimos a Aurora em fevereiro na Estônia, mas alguns amigos também já conseguiram ver um pouco em setembro.

Onde ver a Aurora Boreal na Estônia?

aurora boreal estonia

Aurora Boreal em Tallinn. Foto: Tere Tallinn

Quanto mais ao norte você conseguir ir, melhor! Em países como a Finlândia e a Noruega, por exemplo, é muito mais fácil prever as épocas em que a Aurora pode acontecer, e isso acaba facilitando a programação. Digamos que se aqui tiver uma chance de acontecer, por lá há ainda mais changes.

Quando vimos a Aurora Boreal na Estônia, o local que escolhemos foi a Kelvingi Rand, uma praia que fica a cerca de 30 minutos de carro do centro de Tallinn.

Mas além dela, outros locais são bem populares para quem quer ver a Aurora, como são os casos da:

Uma boa dica é fugir do centro da cidade e sua luminosidade, portanto procure lugares com pouca ou baixa luz, pois isso vai facilitar a experiência.


Leia também: 8 coisas que você precisa saber antes de visitar Tallinn pela primeira vez

Aplicativos úteis para quem quer ver a Aurora Boreal

Aqui na Estônia, além da sorte, você também pode usar a tecnologia ao seu favor para sua caça à Aurora Boreal. Nós utilizamos dois aplicativos para prever a chegada (ou não) da Aurora que são:

My Aurora Forecast & Alerts – Google PlayApple Store

Aurora Forecast – Apple Store

Eles normalmente trazem as mesmas informações, mas nós gostamos de utilizar os dois justamente para checar se as informações batem. Porém, existem outros diversos apps que você pode baixar e testar. Os aplicativos mostram a probabilidade da Aurora aparecer na noite, qual a porcentagem de nuvens no céu (isso é importante pois quanto menos, nesse caso melhor), e o principal: o KP.

O índice Kp – derivado do alemão “Planetarishe Kennziffer que significa “Índice planetário” – é uma medida da atividade geomagnética na atmosfera da Terra. O KP é o principal indicador se você conseguirá ver ou não a Aurora naquela noite. Ele tem níveis de 0 a 9, e quanto mais alto, melhor. Quando ele está superior a três, suas chances já são muito altas. Leia mais sobre ele aqui KP aurora

Além deles, outros aplicativos interessantes para quem mora na Estônia seriam obviamente o Google Maps ou Waze para chegar até o lugar, e também o RMK, um aplicativo/site local que mostra áreas com áreas de camping disponíveis gratuitamente para quem quiser passar a noite toda na caça.

Existe um grupo local no Facebook chamado Eestima Virmalised, que é onde diversas pessoas aqui da Estônia compartilham fotos e informações sobre a Aurora Boreal.

O que não fazer quando estiver caçando a Aurora Boreal

aurora boreal na estonia

Aurora Boreal na Estônia. Foto: Tere Tallinn

Normalmente quando há algum indício de aparição da Aurora Boreal na Estônia, diversas pessoas acabam se encontrando nas praias e reservas florestais para esperar pelo fenômeno. Por conta disso, algumas normas de boa convivência são de extrema importância, como por exemplo:

  • Evite ficar com luzes, lanternas e faróis acessos nos locais: como falamos anteriormente, muita iluminação pode dificultar a visibilidade da Aurora;
  • Não faça barulho e/ou festas: caso não se trate de um lugar privado, evite. Muitas vezes famílias e crianças acabam indo nestes lugares e por serem a noite, preferem um pouco mais de privacidade;
  • Leve seu lanche ou bebida quente, mas não deixe seu lixo para trás;
  • Evite ir com o tempo contado: além de toda a programação e planejamento também é preciso ter sorte! Pode acontecer de você esperar algumas horas, mas não conseguir ver o fenômeno. O negócio é ter paciência e tempo para não se frustrar.

No mais, esperamos que esse post tenha sido útil e te ajude a realizar esse sonho que um dia também foi nosso! E ah, se conseguir bater uma foto legal, compartilha com a gente lá no Instagram, vamos adorar ver.

Para acompanhar mais do nosso conteúdo, o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e no TikTok @tere.tallinn.
Compartilha com os amigos <3