Segundo a EAS – Enterprise Estonia, estimativas apontam que a Estônia sofre com um déficit de mais de 8 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) no ano de 2021. Algumas formas de aliviar essa falta de mão de obra capacitada são através da retenção dos funcionários no país e também da contratação de profissionais estrangeiros.

Apesar da Estônia ter um mercado muito aquecido, qualidade de vida e diversos benefícios, o país ainda compete com outros destinos (como Alemanha e Irlanda, por exemplo), onde também há a escassez de profissionais de tecnologia.

Lembrando que, apesar de ter uma população de apenas 1,3 milhão de habitantes, a Estônia atualmente conta com quase 1300 startups – 4,6 vezes mais startups per capita do que a média europeia. Inclusive, fizemos um vídeo lá no nosso canal no Youtube falando sobre os prós e contras de trabalhar em uma startup estoniana:

Então, se você é profissional da área de tecnologia, vale a pena olhar com carinho para a Estônia! E se você não é, fique sabendo que existem vagas para diversas outras áreas, como marketing, design e atendimento ao cliente, para citar apenas algumas delas. Abaixo segue uma lista de sites e plataformas para te ajudar a encontrar a sua vaga de emprego na Estônia e se colocar no mercado de trabalho no exterior.


LEIA TAMBÉM: 10 motivos para morar na Estônia

Onde encontrar vagas de emprego na Estônia

CV Keskus
Criado no ano de 2000, o CV Keskus é um dos sites de emprego mais populares na Estônia.  É o site que exibe mais oportunidades, divididas por localidade no país.

Work in Estonia
O site Work in Estonia, mantido pela International House of Estonia, traz vagas de emprego divididas por áreas, desde no setor administrativo até turístico. O site também conta com muitas informações sobre realocação para o país, vale a pena conferir!

CV.ee
Outro site com diversas vagas de emprego na Estônia é o CV.ee. Você pode selecionar vagas por área e também por localização no país.

Bravest.eu
A Bravest é uma startup estoniana com sangue brasileiro correndo nas veias! Ela foi criada para um nicho bem específico, que é de recrutar profissionais brasileiros justamente da área de tecnologia para trabalhar na Estônia, oferecendo todo o suporte pré e pós embarque. No site, você consegue visualizar as vagas disponíveis pela empresa.

MeetFrank
Esse não é bem um site, mas sim um aplicativo de vagas de emprego na Estônia e no mundo. Ao baixar o app (disponível para IOS e Android), você faz um cadastro com suas preferências e recebe vagas de acordo com seu perfil, além de informações sobre a empresa, média de salário e muito mais.

Linkedin
Não tem como deixar de fora dessa lista o Linkedin. A rede social profissional também é um ótimo local para procurar vagas de emprego na Estônia, fazer conexões e checar informações sobre empresas. Se você ainda não tem um perfil, é hora de fazer o seu!

Glassdoor
O site Glassdoor traz, além de vagas disponíveis, informações sobre empresas com avaliações de funcionários, médias salariais e informações sobre processos seletivos. Basta escolher a localização que você deseja conferir as ofertas de trabalho.

Start Us
A Start Us é uma rede de conexão voltada às startups. Além de encontrar empresas e até mentores, no site também é possível conferir vagas de emprego na Estônia e em outros lugares no mundo. Você pode até pesquisar oportunidades de estágios e até trabalhos remotos. 


LEIA TAMBÉM: Qual é o salário mínimo na Estônia?

E aí, ficou curioso sobre a vida na Estônia? Aqui vai um vídeo com os motivos pelos quais mais gostamos de morar no país:

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.
Compartilha com os amigos <3