Bom, como vocês puderam perceber nas últimas semanas, estamos all-in no clima de Natal e não tem como negar que uma das coisas que já estamos sentindo falta dessa época no Brasil é a farta ceia e jantar com nossos familiares. Dado isso, fomos descobrir quais os pratos típicos de Natal na Estônia e o que o estonianos costumam comer durante esse período do ano, e separamos essa listinha para vocês.

Como o clima em Dezembro por aqui é completamente diferente do no Brasil (sendo os auges de inverno e verão, respectivamente) é de se imaginar que o cardápio não siga o mesmo caminho. Salada de maionese? Churrasco? Panetone? Peru? Hmmm, acho que não. Confere só!

Comidas típicas de Natal na Estônia

Carne de porco e morcilha 

Como é de se esperar em países mais frios, a carne de porco também é muito consumida na Estônia e tem lugar de destaque na ceia natalina do país. Além disso, as linguiças de sangue (que conhecemos como morcilha) são vendidas em diversos locais com produtores locais, como no Balti Jaama Turg, e por exemplo, e também estão presentes na mesa.

Foto: Irina Meliukh – Shutterstock

Chucrute

A junção do chucrute com as carnes acima talvez seja a principal combinação natalina das ceias estonianas e carrega também um significado simbólico, uma vez que oferecer grandes banquetes nas noites de véspera de Natal, segundo os estonianos, acarreta em mesa farta durante o restante do ano. 

Foto: Tutatamafilm – Shutterstock

Biscoito de gengibre 

biscoito de gengibre comidas tipicas de natal na estonia

Foto: TERE Tallinn

O biscoito de gengibre já é muito consumido por aqui durante todo o mês de dezembro e você encontra de todos os tamanhos, formatos e coberturas imagináveis. Inclusive entre os dias 04/12 e 07/01 rola a PiparkoogiMaania (Gingerbread Mania) uma exposição de arte com uma única regra: tudo deve ser feito com massa de biscoito de gengibre. Mais informações aqui


LEIA TAMBÉM: Natal em Tallinn: Dicas do que fazer na cidade no fim de ano

Tangerina (Ou seria mexirica?)

Por essa vocês não esperavam, não é mesmo? Pois é! A Tangerina (ou mexirica, ou bergamota…) é uma fruta muito comum nessa época do ano por aqui e os mercados e feiras estão abarrotados delas em dezembro. 

Foto: Nitr – Shutterstock

Batata

Como na Europa inteira, a batata é – e continua sendo – um prato essencial da culinária estoniana e, durante essa época do ano, há o destaque para as assadas no forno, servidas com carne de porco – também assada – ou com as morcilhas que citamos no primeiro item dessa lista.

Foto: Marian Weyo – Shutterstock

Vinho Quente – Glögg 

Sabe aquele vinho quente que tomamos tradicionalmente em nossas festas juninas no Brasil? Então, por aqui ele é muito popular como uma bebida dessa época do ano, inclusive com diversas barraquinhas dedicadas somente à ele lá pela Old Town.

glogg vinho quente comidas tipicas natal na estonia

Foto: Tere Tallinn

A preparação é bem parecida com a nossa do Brasil com vinho tinto, açúcar, gengibre, laranja e algumas especiarias locais. Existe também a opção sem álcool.

E aí, ficou com vontade de provar alguma das comidas típicas de Natal na Estônia? Conta pra gente!

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.
Compartilha com os amigos <3