Estamos all-in no clima de Natal, e não temos como negar que já com saudade da ceia e do jantar com nossos familiares lá no Brasil. Portanto, não poderíamos deixar de falar sobre algumas das comidas típicas de Natal na Estônia e o que o estonianos costumam comer durante essa época do ano.
Os pratos de inverno na Estônia já tendem a ser mais pesados e fartos, a fim de fornecer energia e calor no clima frio, e a comida servida na ceia de Natal não é exceção. Como o clima em dezembro é completamente diferente do no Brasil (sendo os auges de inverno e verão, respectivamente) é de se imaginar que o cardápio não siga o mesmo caminho. Farofa? Churrasco? Panetone? Hmmm, acho que não.
Comidas típicas de Natal na Estônia
Carne de porco e morcilha
Como é de se esperar em países mais frios, a carne de porco também é muito consumida na Estônia e tem lugar de destaque na ceia natalina. Além disso, as linguiças de sangue (que conhecemos como morcilha) são vendidas em diversos locais com produtores locais, como no Balti Jaama Turg, e portanto estão presentes na mesa.
Chucrute
A junção do chucrute com as carnes acima talvez seja a principal combinação natalina das ceias estonianas e carrega também um significado simbólico, uma vez que oferecer grandes banquetes nas noites de véspera de Natal, segundo os estonianos, acarreta em mesa farta durante o restante do ano.
–
LEIA TAMBÉM: Inverno na Estônia: dicas essenciais para encarar a estação
–
Sült
O Sült é um prato festivo e também comum durante o Natal. É feito a partir de uma mistura de carnes, vegetais e outros ingredientes cozidos por várias horas e resfriados em seguida, formando uma geleia. Pra nós, esse é o prato mais diferentão dessa lista, e a gente ainda não provou.
Biscoito de gengibre
O biscoito de gengibre já é muito consumido durante todo o mês de dezembro e você encontra de todos os tamanhos, formatos e coberturas imagináveis. Conversando com uma amiga estoniana, ela comentou que a avó dela sempre fazia massa de biscoito de gengibre; tanto que ela tinha na dispensa a massa pronta, e cortava e assava todos os dias. Segundo ela, o cheiro invadia a casa! #deuvontade
Inclusive entre os dias 08/12 e 07/01 rola a PiparkoogiMaania (Gingerbread Mania) uma exposição de arte com uma única regra: tudo deve ser feito com massa de biscoito de gengibre. Mais informações aqui.
Tangerina
Talvez por essa vocês não esperavam, não é mesmo? Pois é! A Tangerina (ou mexirica, ou bergamota…) é uma fruta muito comum nessa época do ano por aqui e os mercados e feiras estão abarrotados delas em dezembro.
E essa mesma amiga estoniana comentou com junto ao gingerbread, estava quem? A tangerina! 🙂
Batata
Como em basicamente toda a Europa, a batata é – e continua sendo – um prato essencial da culinária estoniana. Durante essa época do ano, há o destaque para as assadas no forno, servidas com carne de porco – também assada – ou com as morcilhas que citamos no primeiro item dessa lista.
–
LEIA TAMBÉM: FOTOS: paisagens do outono x inverno na Estônia
–
Glögi
Sabe aquele vinho quente ou quentão que tomamos tradicionalmente nas festas juninas no Brasil? Então, por aqui temos uma versão dele, que é super tradicional durante o inverno, especialmente na época do Natal.
É conhecido por muitos nomes em diferentes países, e na Estônia é chamado de Glögi, os escandinavos chamam de glögg e na Alemanha é conhecida como Glühwein. O Glögi é basicamente um vinho ou bebida destilada, geralmente alcoólico, com especiarias.
As receitas dessa bebida podem variar. Por exemplo: embora Glögi e Glühwein sejam de natureza semelhante, existem duas diferenças principais entre essas as bebidas. O Glögi tem um teor de álcool mais forte do que o Glühwein, e a água não é adicionada à mistura.
Na Estônia, também é popular o Glögi com Vanna Tallinn, um licor clássico do país. Segundo a marca, essa combinação demora oito semanas para ficar pronta. Veja aqui mais detalhes.
E aí, ficou com vontade de provar alguma das comidas típicas de Natal na Estônia? Dica: quase todos as comidas que comentamos, você encontra durante o Christmas Market (Mercado de Natal) em Tallinn – leia mais sobre ele aqui. E é claro que existem outros pratos e comidas também presentes na ceia estoniana, esses foram apenas alguns deles 🙂
—