Bom, pelo menos uma ótima notícia para se comemorar num ano tão difícil: hoje pela manhã, 27 de dezembro de 2020, começou a vacinação contra COVID-19 na Estônia e, Jelena Rozinko, médica residente na área de doenças infecciosas, recebeu a primeira vacina no Centro de Saúde Kohtla-Järve, no condado de Järve.
Na tarde de ontem, quase 10mil doses da vacina Pfizer/BionNTech COVID-19 chegaram na Estônia, tornando possível o início da vacinação ainda na manhã de hoje – algumas semanas antes do primeiro cronograma divulgado pelo governo, que previa o começo da aplicação das doses em janeiro de 2021.
Nesse primeiro lote continham exatamente 9.750 doses da vacina, que permite vacinar 4.875 pessoas (uma vez que ela é aplicada em duas doses).
A vacinação em profissionais de saúde em hospitais, ambulâncias e centros de médicos de família acontecerá primeiro em Ida-Virumaa, Tallinn e Tartu, e começará gradualmente em toda a Estônia a partir da próxima semana.
–
LEIA TAMBÉM: Governo lança aplicativo para auxiliar no mapeamento do coronavírus na Estônia
–
“Uma vez que os médicos tenham sido vacinados, a vacinação será fornecida aos pacientes em risco e depois à população em geral. Os médicos de família e enfermeiras conhecem seus pacientes e podem fornecer o aconselhamento apropriado e necessário”, disse Karmen Joller, membro do conselho da Associação de Médicos de Família da Estônia (Eesti Perearstide Selts).
Espera-se que remessas adicionais da vacina cheguem semanalmente a partir do início de janeiro de 2021.
Outra vacina contra a COVID-19, desenvolvida pela Moderna, deve ser aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos em 6 de janeiro e 234.467 doses são destinadas à Estônia, o que permitirá que 117.000 pessoas sejam vacinadas.
Vale lembrar que, a partir dessa segunda-feira, dia 28 de dezembro, inicia-se um novo lockdown na Estônia para conter a propagação do vírus na capital Tallinn e no condado de Harju – localidades com o maior índice de infecção nas últimas semanas.
Explicamos todas as regras e restrições nesse post aqui.
—