Sim, é isso mesmo que você leu: a Ryanair, nosso adorado “busão de asas” anunciou o fechamento de nove rotas saindo da Estônia, e só agora nos demos conta de como elas vão fazer falta ?
Para quem não sabe o que – ou quem – é a Ryanair, ela é uma companhia aérea que na Europa se enquadra como uma low-cost, onde mesmo não oferecendo o melhor e mais confortável serviço de bordo, oferecem passagens muito baratas que acabam compensando o stress e filas, já que viajar pelo continente europeu não chega a ser um grande problema por conta das curtas distâncias.
Em dezembro a companhia aérea já tinha anunciado o fechamento de duas rotas: Edimburgo e Liverpool. Agora anunciou que não oferecerá mais o serviço para outras sete a partir do fim de março. As rotas canceladas são:
- Paphos
- Paris
- Dublin
- Nuremberg
- Nápoles
- Billund
- Malta
A companhia continuará operando voos para Viena, Londres, Milão, Barcelona, Estocolmo, Roma e Veneza (ou seja, aqui vemos a possível lista de viagens deste casal no próximo verão ?)
Qual o motivo do fechamento das rotas?
De acordo com a matéria publicada hoje no jornal estoniano News ERR, aconteceu por diversos motivos, incluindo o aumento da competição com outras empresas low-cost no país – mas o que com certeza também pesou na decisão foi o aumento nas taxas aeroportuárias anunciadas pelo Aeroporto de Tallinn:
“Fizemos algumas consultas com as companhias aéreas para aumentar a taxa de voo para Tallinn em 30% no verão passado. Fomos forçados a aumentar nossas taxas, pois a inflação de 20% torna impossível oferecer o serviço pelos preços anteriores. Em outras palavras, o aumento nos custos sem dúvida afetam as decisões das companhias aéreas” disse Eero Pärgmäe, CFO do Aeroporto de Tallinn.
Aqui vale ressaltar que essa foi a primeira vez na última década, que o aeroporto anunciou algum aumento nessas taxas.
E agora?
Bom, nem tudo está perdido, na mesma entrevista, Pärgmäe conta que o Aeroporto de Tallinn espera atender mais de três milhões de passageiros em 2023 (quase 3x o número da população do país) e que novas rotas devem ser adicionadas em breve por outras empresas:
“A Lufthansa está pronta para adicionar partidas para Frankfurt e Munique. A AirBaltic aumentará seus volumes em 15% e a SAS também aumentará as partidas”, disse o CFO.
Ele também comenta que a AirBaltic adicionará quatro linhas de verão este ano:
- Split
- Dubrovnik
- Grécia
- Rhodes
O final de março trará voos regulares da SunExpress para Antalya, na Grécia, quatro vezes por semana. E a companhia aérea grega Aegean retomará sua ligação Tallinn-Atenas em maio.
Mas a minha pergunta é: também vai ser no precinho?
Leia a matéria completa (em inglês) no site da news.err
—