No último domingo, dia 28 de março, teve início o Daylight Saving Time (Horário de Verão Europeu), onde todos os países da União Europeia adiantaram os seus relógios em uma hora e, com isso, o fuso horário entre Brasil e Estônia foi atingido pela mudança.
Não entraremos em muitos detalhes aqui até para que essa publicação não fique lá muito extensa, vamos direto ao ponto – porém antes, legenda:
- EET – Eastern European Time (Horário da Europa Oriental);
- EEST – Eastern European Summer Time (Horário de Verão da Europa Oriental);
- UTC – Coordinated Universal Time (Tempo Universal Coordenado).
Qual é o fuso horário entre Brasil e Estônia?
Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Estônia é de cinco horas – que levando em consideração as siglas acima seria lido como EET, UTC +2 e BRT, UTC -3. Ou seja, quando é 0h no Brasil, já são 5h da manhã na Estônia.
Porém, com o início do horário de verão na Europa essa diferença aumentou em uma hora, o que deixa a Estônia 6h na frente do Brasil.
- Estônia – EEST; UTC +3
- Brasil – BRT; UTC -3
A diferença de horário continua até dia 31 de outubro, quando os relógios serão atrasados em uma hora.
Leia também: 10 motivos para morar na Estônia
Quantos fusos horários tem no Brasil?
Você sabia que o Brasil usa quatro fusos horários diferentes com relação ao UTC? O fuso usado nessa publicação é levando em conta o horário oficial de Brasília (BRT), sendo os outros:
- FNT: Fernando de Noronha Time – UTC -2 (Fernando de Noronha);
- BRT: Horário de Brasília – UTC -3 (Brasília);
- AMT: Amazon Time – UTC -4 (Amazônia);
- ACT: Acre Time – UTC -5 (Acre).
O horário de verão na Europa vai acabar
Alegria para uns e tristeza para outros, mas é isso mesmo. A medida já deveria ter sido adotada nesse ano de 2021, depois de uma votação no Parlamento Europeu em 2019, quando a maioria dos países da União Europeia apoiaram a mudança.
Porém, a aplicação da medida foi adiada em um ano e, em março de 2022, os países deverão escolher se permanecem com seus relógios no horário de inverno como o seu oficial, ou adotam o adiantamento em uma hora como seu “novo normal” ao longo do ano.
Eaí, curtiu a novidade?
Leia também: A Estônia e o sol da meia noite
—