Nós já falamos sobre Tenet lá no nosso Instagram @teretallinn, e agora chegou a hora de trazer mais informações sobre o filme aqui para o site, incluindo a nossa visita por algumas das locações de Tenet em Tallinn.
Tenet foi o último filme feito pelo diretor Christopher Nolan e, parte das gravações do longa foram feitas aqui em Tallinn – o que fez a cidade parar por duas vezes: a primeira por conta da gravação que invadiu diversos cantos da cidade e a segunda, quando lançou, já que todo mundo estava curioso para acompanhar o desenrolar da história nos cinemas.
Quando você fala em um filme que foi gravado em Tallinn, a primeira coisa que vem a mente é a Old Town como plano de fundo de qualquer produção, não é? Mas não foi isso o que aconteceu com Tenet, e por isso foi super interessante identificar diversos lugares que passamos frequentemente pela cidade sendo mostrados nas telas.
Inclusive, há locais que jamais imaginaríamos fazendo parte do filme, como, por exemplo, Robert Pattinson sendo gente como a gente utilizando o tram:
Bom, mas se você está planejando vir a Tallinn ou já mora aqui e quer fazer um rolê diferente pela cidade, confire aí alguns pontos para colocar no seu roteiro – ah, e obviamente, assista o filme que é lindo e confuso na mesma proporção. Kkkrying
–
LEIA TAMBÉM: Como funciona o transporte público em Tallinn
–
Locações de Tenet em Tallinn
Pärnu Maantee
Bom, como vocês já viram acima, a primeira imersão hollywoodiana que você pode ter ao chegar na capital, é andando de tram Robert Pattinson acima e John David Washington, o protagonista, fizeram.
Piadas a parte, essa cena aconteceu na Pärnu Maantee, uma das principais ruas da cidade, e para ser ainda mais exato na localização, é no parada do tram que fica bem em frente ao Kosmos Cinema:
Todos os arredores dessa região serviram de início de uma das cenas de mais ação do longa – a referência pelo Google Maps é essa.
KUMU – Museu de Arte da Estônia
Apesar de no filme representar um porto de Oslo, esse museu fica em Tallinn e funciona como uma galeria nacional, bem como um museu de arte contemporânea. No filme, os atores são vistos caminhando pelo saguão do museu enquanto planejam colocá-lo como parte de seu plano no desenrolar da trama.
Ainda vai rolar um post completinho falando apenas desse local por aqui e toda a história por trás da sua construção – mas ele fica localizado no Kadriorg, o maior parque da cidade e sua localização exata você encontra aqui.
Complexo Memorial de Maarjamäe
Esse local por si só merece uma boa parte do tempo no seu roteiro caso você goste de história e cinema, pois nesse complexo você também encontrará um Memorial às Vítimas do Comunismo, o Museu de História da Estônia, Museu do Cinema e um obelisco de 35 metros.
A chegada é bem fácil por transporte público – localização no Google Maps.
–
LEIA TAMBÉM: Custo de vida na Estônia: Quanto custa viver em Tallinn?
–
Linnahall
Esse foi outro local aqui de Tallinn usado no filme, mas que, assim como o Kumu, representou uma localização fictícia. Contruído para ser a sede da Regata de Vela de Tallinn dos Jogos Olímpicos de Verão de Moscou em 1980, hoje o complexo está fechado e aguardando por reforma.
No filme, ele foi retratado como a parte externa da “Casa de Ópera de Kiev”, capital da Ucrânia.
Quem quiser conferir de perto, o acesso é super fácil – aqui a localização no Maps.
Trilhos de Telliskivi
Bom, o local exato dessa cena é um pouco complicado de apontar, mas encontramos um no mínimo “parecido” durante nossa caminhada por lá. A cena nos trilhos é uma das que abre o filme:
Dado que ela não chega a ser assim lá tão importante com relação ao visual, você pode aproveitar e visitar os arredores depois de um dia inteiro de caçada pelas locações.
Esses foram os pontos que visitamos e, além deles tem alguns outros como, por exemplo, a Laagna Road, uma intermunicipal enorme que foi usada para a gravação de algumas cenas de perseguição que você pode ver no trailer abaixo:
Esse post do Visit Tallinn tem todas as locações listadas e, o Visit Estonia fez um vídeo emblemático explicando algumas delas. Confere só:
Para quem ficou curioso para assistir ao filme, ele ainda está em exibição em alguns cinemas pelo mundo, e a partir de 15 de dezembro você também encontra em algumas plataformas digitais e em Bluray. Mais informações em tenetfilm.com.
—