O governo da Estônia aprovou a decisão de reabrir as fronteiras do país a partir de 1º de junho aos passageiros que chegam de países europeus. A Estônia admitirá pessoas sem sintomas de Covid-19 de países da União Europeia, da área de Schengen ou do Reino Unido.
“Permitir viagens para a Estônia da União Europeia, do espaço Schengen e do Reino Unido é um passo importante para restaurar a livre circulação regular; no entanto, precisamos ficar de olho na saúde de nosso povo ”, disse o ministro das Relações Exteriores Urmas Reinsalu, acrescentando que a quarentena obrigatória e o monitoramento das taxas de infecção nos países de origem são pré-condições importantes para a alteração das restrições de viagem.
–
LEIA TAMBÉM: Coronavírus na Estônia: Situação de emergência chega ao fim; confira o calendário de reabertura do país
–
Necessidade da quarentena depende de taxa de infecção nos países
A quarentena obrigatória para as pessoas que chegam na Estônia depende se a taxa relativa de infecção por coronavírus em seu país de origem é superior a 15. Isso significa que não mais de 15 pessoas por 100.000 habitantes estão infectadas no país de origem do passageiro nos últimos 14 dias. Qualquer pessoa que chegue de um país com maior taxa de infecção deve se auto-isolar por duas semanas após a chegada.
Atualmente (dados de 12/06), os passageiros de países que precisam ficar em quarentena são da Bélgica, Portugal, Suécia e Reino Unido, ao viajar de 15 a 21/06.
Informações sobre países e requisitos de quarentena estão disponíveis no site do Ministério de Relações Exteriores. A lista é atualizada toda sexta-feira e as atualizações entram em vigor na segunda-feira seguinte.
—