No último final de semana finalmente tiramos do papel os planos de fazer uma roadtrip pela Estônia (se você está sabendo disso só agora, corre lá no nosso Instagram que deixamos tudo salvo), e como muita gente nos pediu sobre o roteiro que fizemos, fizemos esse resumão aqui para falar dele.

Em breve, também teremos publicações individuais de cada local, pois acreditem tem muuuita coisa para compartilhar sobre esse passeio, inclusive sobre o carro que escolhemos, que com certeza foi um destaque à parte. Mas pelo menos com esse primeiro relato vocês já podem se inspirar e começar a programar a viagem de vocês.

roadtrip pela estônia

Visão geral dos destinos que percorremos

Alguns números da nossa roadtrip:

• 2 dias de viagem (sábado e domingo);
  • 468 km percorridos (com saída da Freedom Saquare);
  • 8 lugares visitados;
  • 922 fotos da viagem na nossa galeria do celular 😛

Roadtrip pela Estônia: o nosso roteiro de viagem

Primeira parada: Marimetsa raba matkarada

Por ser o ponto mais distante de Tallinn que pretendíamos visitar no sábado, cerca de 70km , escolhemos esse como nossa primeira parada. A trilha por meio dos bogs (pântanos) é muito popular na Estônia e não podíamos ficar sem colocar pelo menos uma em nosso roteiro. Escolhemos a Marimetsa raba matkarada por indicação de um amigo, e são aproximadamente 1h30 de caminhada do início da trilha até essa vista aqui:

Marimetsa raba matkarada

Foto: Tere Tallinn

O tamanho total da trilha é de 9 km – esse caminho de madeira tem aproximadamente 5 km e o tempo total é de cerca de 4h à 5h de caminhada (dependendo do seu ritmo).

trilha estonia

Endereço: Rõuma, 90904 – Google Maps

LEIA TAMBÉMTurismo na Estônia: Rummu Karjäär, a antiga pedreira que abriga uma prisão abandonada submersa

Segunda parada: Keila Waterfall

A viagem de carro entre a trilha e a cachoeira de Keila tem quase a mesma distância do nosso primeiro trecho, sendo cerca de 65 km para ir de um ponto ao outro. Como próximo a cachoeira de Keila estava o local onde tínhamos planejado dormir à noite e alguns outros locais que queríamos visitar, escolhemos ela como nossa segunda parada.

Keila Waterfall

Foto: Tere Tallinn

A Cachoeira de Keila tem cerca de 6 m de altura e de 60 à 70 m de largura, sendo a terceira maior cachoeira da Estônia (atrás apenas de Narva e Jägala). O acesso é super fácil e com o carro você consegue estacionar bem próximo ao parque – o que para nós foi um alívio após toda a caminhada na trilha. ?

Endereço: Lõokese tee, Meremõisa, 76701 – Google Maps

Terceira parada: Türisalu Cliff

Há aproximadamente 4 km da cachoeira (cerca de 6 minutos de carro) fica o Türisalu Cliff, com uma vista fantástica para o Mar Báltico. Dizem que o pôr do sol por lá é de tirar o fôlego, porém chegamos um pouco cedo (+-17h30) e não conseguimos aproveirar tanto assim, mas já deu pra sentir um pouquinho da vibe. No seu ponto mais alto, o penhasco chega a impressionantes 31 metros de altura.

Türisalu Cliff

Endereço: Hallikasalu tee 7, 76706 – Google Maps

Quarta parada: Vanamõisa Caravan Park

O sol já começava a se pôr e queríamos montar nosso acampamento antes de escurecer, então optamos pelo Vanamõisa Caravan Park e fomos direto dos cliffs para lá, que ficava há mais ou menos 20 km de distância.

A estrutura do local é impecável e funciona como um grande estacionamento para caravans e motorhome (além de ter uma área enorme também para montar sua barraca). Por lá você encontra tudo o que precisa para seguir viagem e tem um ponto seguro e confortável para recarregar as energias com eletricidade, banheiros, chuveiros elétricos e tudo mais.

Vanamõisa Caravan Park

Foto: Tere Tallinn

Pagamos €14 pela pernoite com acesso a toda estrutura do local. Os valores variam de acordo com o que você consome então é recomendado dar uma olhada no site deles aqui.

roadtrip na estonia caravan

Curiosidade: parece que a temporada desse camping vai apenas até 30 de setembro, então quando entramos em contato para fazer a reserva do local fomos informados disso e que a recepção estaria fechada no final de semana. Porém, caso quiséssemos chegar por lá era só utilizar o que precisássemos e, ao sair, colocar o dinheiro num envelope e deixá-lo na caixa de correio. Sim, isso mesmo ¯\_(ツ)_/¯

Endereço: Vabaõhukeskuse road 18, 76407 – Google Maps

LEIA TAMBÉM: Passo a passo: Como trocar a carteira de habilitação brasileira pela estoniana

Quinta parada: Keila Model Flight Club

Nossa primeira parada pela manhã de domingo na verdade não foi essa, e sim num posto de gasolina para tomar um cafézinho e seguir viagem, porém vimos no mapa que esse local ficava bem próximo de onde estávamos e resolvemos dar uma chance já que não mudaria muito nosso itinerário.

Keila Model Flight Club

Foto: Tere Tallinn

Bom, a foto acima é exatamente tudo o que tem lá. Por ser muito cedo, não tinha ninguém no local para que pudéssemos ter mais informações ou até mesmo ver como o avião é por dentro – custa €1 a entrada – porém algumas pesquisas na internet dizem que esse parece ser um modelo de um avião militar soviético de 1957 que foi doado ao clube de Keila.

Endereço: Keila, 76616 – Google Maps

Sexta parada: Vanatehnika Varjupaik

Essa foi talvez o trecho mais longo que fizemos, levando em conta o deslocamento direto de um ponto ao outro, foram 117 km separando o cemitério de avião soviético até o de carros soviéticos – hahaha, não poderíamos deixar essa piadinha passar em branco.

A ideia do Vanatehnika Varjupaik é reunir e exibir esses veículos que circularam na Era Soviética, desde os que foram feitos em fábricas da ex-União Soviética ou em outros países. O local é gerenciado pelo Corpo de Bombeiros de Järva e possui um arsenal de mais de 500 veículos, que vão desde carros populares até viaturas, ônibus e máquinas agrícolas.

carros sovieticos no Vanatehnika Varjupaik

Fotos: Tere Tallinn

carros soviéticos no Vanatehnika Varjupaik

O parque com os carros ao fundo fica anexo a um museu dedicado ao corpo de bombeiros local, que além de, obviamente uma exposição dos carros antigos utilizados no trabalho, também mostram tudo sobre a história da corporação. O valor da entrada para a visita completa é de €7 por pessoa. Mais informações aqui.

Endereço: Järva-Jaani, 73301 – Google Maps

Sétima parada: Purekkari Neem

Em terra, este é o ponto mais ao norte da Estônia, que fica dentro do Lahemaa National Park e ficava há cerca de 94 km do nosso destino anterior.

Purekkari Neem

Foto: Tere Tallinn

A localização fica ainda mais impressionante vista no mapa:

Demos sorte de a maré estar baixa no dia e então conseguimos chegar até o finalzinho da trilha, dando de cara com a imensidão do Mar Báltico a nossa frente. Você pode estacionar seu carro bem próximo a trilha e, a caminhada para a chegada até a ponta da ilha é de aproximadamente 1,5 km.

Até agora não conseguimos distinguir se o pedaço de terra que víamos do outro lado já era a Finlândia ou apenas uma alucinação do João.

Endereço: Pärispea, 74706 – Google Maps

Oitava e última parada: Jägala Waterfall

Antes da nossa volta pra casa ainda tínhamos mais uma parada planejada e ela ficava há cerca de 50 minutos de Purekkari. Com seus 8 m de altura, a Jägala Waterfall é considerada a cachoeira natural mais alta da Estônia.

Jägala Waterfall

Foto: Tere Tallinn

Ficamos curiosíssimos para voltar lá durante o inverno, uma vez que as águas parecem congelar nessa época do ano. O acesso até ela, assim como a cachoeira de Keila, é muito fácil e conseguimos deixar o carro em um estacionamento que ficava bem próximo.

Endereço: Kubja Miku, Ruu Küla – Google Maps

Depois da cachoeira voltamos para nossa casa e encerramos a viagem por volta das 19h de domingo – saímos de casa às 12h do sábado. Foram 468 km percorridos e muita história para contar que vamos compartilhando com você por aqui nas próximas semanas. Caso tenha se interessado a ponto de seguir o mesmo caminho que fizemos, nesse link aqui, você encontra nosso roteiro completo no Google Maps.

Lá no nosso Instagram nós compartilhamos toda a viagem com vocês, tem post no feed e todos os stories que fizemos durante essa viagem estão salvos nos highlights, segue a gente lá <3

Também tem vídeo mostrando todos os lugares que passamos:

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.