Em comparação com o Brasil, a Estônia é um país bem pequeno. Porém, isso não significa que não existam fatos curiosos e peculiares sobre a vida por aqui, sejam eles engraçados ou para servir de exemplo para todo mundo. Confira algumas curiosidades sobre a Estônia que você não fazia ideia!

Curiosidades sobre a Estônia

Tallinn foi a primeira capital europeia com transporte público gratuito

Sim! Isso mesmo. Em 2013, Tallinn foi a primeira capital europeia a disponibilizar aos seus residentes o transporte público gratuito – modelo que agora está em fases finais de estudo para uma possível implementação por todo o país.

A Estônia é o país com o maior número de top models per capita

A Estônia tem nada menos do que 74 modelos profissionais por cada milhão de pessoas e dois fatores influenciam diretamente nisso. O primeiro é o fato de que os estonianos são o terceiro povo mais alto do mundo, com uma altura média de 169 cm para mulheres e 180 cm para homens. E como se não bastasse isso, a gente tomou a liberdade de colocar em segundo lugar o fato das pessoas no país serem bonitas demais. Meudeusssss.

O Estoniano é a quinta língua mais difícil para falantes nativos de inglês aprenderem

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tere Tallinn 🇪🇪 (@teretallinn) em

Infelizmente, não conseguimos encontrar esse mesmo estudo em relação ao português, mas levando em consideração que o inglês é um dos idiomas mais falados – e fáceis de se aprender – do mundo, é um bom indicador para ter uma noção do quão complicado é esse idioma. Para falantes de inglês, ele fica atrás apenas do japonês, chinês, koreano e árabe. 😱


LEIA TAMBÉM: Entenda o significado das cores da bandeira da Estônia

A Estônia tem a melhor educação básica da Europa

Os resultados do estudo PISA de 2018, o mesmo que colocou a Finlândia no mapa há mais de 15 anos, classificam a educação básica da Estônia como a melhor da Europa. Os jovens de 15 anos da Estônia estão em 1º lugar em leitura, ciências e matemática na Europa, enquanto no mundo, os estudantes da Estônia estão em 5º em leitura, 8º em matemática e 4º em ciências.

Um dos lugares com o ar mais limpo do mundo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o ar da Estônia como um dos mais limpos do mundo, junto com países como Finlândia e Islândia. Sabe aquele cheirinho peculiar de fumaça e poluição no ar? Então, aqui você não sente.

6º país com a maior faixa de floresta da Europa

Com toda certeza um dos principais fatores que contribuem ao item acima. Atualmente, mais da metade do território da Estônia (51% para ser mais exato) é coberto por florestas. As reservas naturais representam cerca de um quinto do deserto da Estônia, garantindo a preservação para o futuro – e a qualidade do ar puro.

Tallinn possui uma das cidade medievais mais bem conservadas da Europa

Old Town Tallinn - Viru Gate

Foto: Tere Tallinn

Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, a Old Town de Tallinn é considerada uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa. E vai dizer, é linda, não é mesmo? Ponto mais do que obrigatório para visita enquanto estiver passando pela cidade.

3º país com mais startups per capita da Europa

Apesar de ter uma população com apenas cerca de 1.300.000 habitantes – um sexto do tamanho de Londres, por exemplo – o pequeno país  tem mais startups do que a média de muitos países da Europa. Suas 413 empresas que se encaixam nessa denominação dão uma média de 31 startups a cada 100mil habitantes.

Existem 1.500 ilhas, 1.000 lagos e 7.000 rios na Estônia

Quer mais tópico sobre a natureza? Então toma! Além dos números acima, a Estônia tem também o maior número de crateras de meteoritos por quilômetro quadrado do mundo. A cratera Kaali, em Saaremaa, é o que resta do último meteorito gigante a atingir uma área povoada por humanos. Ele caiu na Terra com o poder de uma bomba nuclear há mais de 4.000 anos (!!!)


LEIA TAMBÉM: FOTOS: paisagens do outono x inverno na Estônia

A cidade com mais spas por m² no mundo é Estoniana

Com mais de 1.200 camas de spa para 15.000 habitantes, Kuressaare é a cidade que ostenta o curioso – e invejável – título. Com seus banhos de lama, saunas e brisa do mar em abundância, a Estônia tem sido é um destino muito popular entre os amantes de spa pelo mundo.

A Estônia possui 11 títulos de campeã mundial em carregar esposa (sim, isso mesmo)

Eu não sei nem o que escrever aqui, mas é verdade! Tá aqui a lista completa, e Margo Uusorg levantou 5 dessas taças. Na competição “Wife-carrying” os participantes masculinos correm enquanto precisam carregar uma companheira. O objetivo é passar por uma pista com obstáculos no menor tempo possível.

Inclusive, existe até o “estonian-style” de carregar, que os estonianos introduziram em 1998, e se mostrou muito eficiente. Nele, a esposa fica de cabeça para baixo com as pernas ao redor dos ombros do marido, segurando em sua cintura.

A Finlândia é o berço da competição, mas outros países também possuem seus campeonatos, como Austrália e Estados Unidos.

A Estônia é o primeiro país do mundo a fazer suas votações pela Internet

Sim, é isso mesmo! Nas eleições municipais de 2005, mais de nove mil estonianos exerceram seu direito de escolha pela internet, sem precisar sair de casa. Fato que se tornou comum e rotineiro no país desde então, agora também para escolhas parlamentares.

A Estônia possui a maior comunidade de ursos marrons da Europa

Já imaginou você estar andando pela rua e se deparar com um desses?

Foto: Estonian World

Poisé, aqui no país báltico isso não seria nem um pouco impossível, afinal com mais de 700 ursos soltos pelo país, a Estônia se tornou o maior refúgio desses “bichinhos” no continente. Inclusive essa semana o site Estonian World, noticiou um alerta feito pela polícia local pois alguns deles foram vistos perambulando próximos à região central da capital Tallinn.

E aí, quais dessas curiosidades sobre a Estônia mais te surpreenderam? Conta pra gente!

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.
Compartilha com os amigos <3