Bom, se vocês ainda não nos acompanham lá no Instagram @teretallinn perderam essa novidade fofíssima que contamos alguns dias por lá: nós adotamos um cachorro na Estônia!

Esse aí da foto é o Chico, mascote oficial do TERE Tallinn. 😛 Ele tem cerca de um ano, foi encontrado na rua na Rússia e trazido para um abrigo aqui da Estônia, e agora é parte da nossa família <3

adotar cachorro na estonia

“Oi, pessoal, eu sou o Chico!”

Neste post nós vamos explicar para vocês um pouco de como foi o processo de adoção do Chico e tudo o que você precisa preparar para adotar um gato ou cachorro na Estônia

Regras gerais relacionadas a pets em Tallinn

Bom, antes da gente entrar nos detalhes de como foi o processo de adoção, achamos importante compartilhar algumas informações gerais sobre os pets em Tallinn:

  • De acordo com a regulamentação para manter cães e gatos em Tallinn, todos os cães e gatos mantidos na cidade devem ser microchipados e inseridos no registro de animais de estimação de Tallinn (que faz parte do registro de animais de estimação da Estônia);
  • Segundo o site da cidade, o preço médio do chip é entre 20-30 euros. A pessoa deve apresentar o passaporte ou carteira de identidade (com o número de identificação pessoal – ID code) e os documentos do animal (certificado de pedigree, passaporte ou certificado de vacinação);
  • Um cão ou um gato devem ser levados para passear na rua com coleira ou em alguma cabine de transporte. Os cães podem ser soltos em locais públicos apenas em áreas de passeio específicas, como parques próprios para cachorros, por exemplo.
  • Pets que forem encontrados perdidos e levados a um abrigo devem ser mantidos no local por 14 dias a partir da publicação do seu anúncio para que o antigo dono seja encontrado – normalmente pelo acesso do registro do animal no microchip. Nesse período, o dono (caso exista) pode resgatar o pet desde que pague as despesas de captura e manutenção do animal. Caso nenhum dono for encontrado, o cão ou o gato poderá então ser realocado para um novo dono ou pode ser executado :/


LEIA TAMBÉM: Top lugares Instagramáveis na Old Town de Tallinn

Onde encontrar um gato ou cachorro na Estônia

Nós encontramos o Chico no Loomade Hoiupaik, um abrigo que fica aqui em Tallinn. Além de cachorros, eles também tem gatos disponíveis para a adoção e você encontra todos eles no site pets.ee.

Olhaí quando ele foi anunciado por lá:

abrigo de animais na estônia

Anúncio do Chico no site com informações como idade, sexo, data de entrada no abrigo, se era castrado ou não, peso e algumas fotos.

Além desse, pela Estônia você encontrará alguns outros abrigos e uma dica é também ficar de olho em alguns grupos no Facebook onde voluntários e pessoas que ficam temporariamente com animais abandonados anunciam os animaizinhos. Eis uma lista de sites de abrigos que a gente olhava e também grupos no Facebook:

Abrigos:
Varjupaik.ee
Loomadevarjupaik.eu
Grey Dogs
Saareloomad.ee

Grupos:
MTÜ Koduotsivad kutsud Venemaalt 
Otsin/pakun kutsikat või koera ( vingumisvaba)
Annan ära/otsin/pakun/loovutan lemmikloomi REEGLITEGA
Otsin/pakun kutsikat või koera
Ära anda koduloomad

O que é necessário para fazer a adoção

Bom, o principal requerimento é amor, e o segundo responsabilidade. Adotar um animalzinho é uma tarefa louvável, mas precisa ser tratada com muita maturidade, ainda mais levando em consideração a vida no exterior. Não dá pra simplesmente adotar e depois largar o pet como se fosse uma muda de roupa que não se quer mais.

Então, caso você esteja na dúvida se adotar um pet é uma boa opção para seu atual momento, é melhor esperar um pouco até isso se tornar uma certeza – seja ela positiva ou negativa. E para te ajudar nessa decisão a gente explica uma saída logo abaixo neste post.

Bom, o processo de adoção pode variar um pouco de acordo com o lugar de onde você vai buscar o seu pet. É bom sempre ler as informações no site do abrigo que você está olhando para entender como funciona a adoção com eles.

O processo que fizemos junto ao abrigo Loomade Hoiupaik foi de pesquisar no site quais animais eles tinham à disposição e, depois de encontrarmos o Chico (foi amor à primeira vista, gente), nós agendamos uma visita e fomos até lá para conhecê-lo. 

como adotar um cachorro na estonia

Aqui tem um registro (muito fofo, inclusive) de quando fomos conhecer ele no abrigo.

Chegando lá, você registra seu ID na recepção e leva o cãozinho para passear. No site do próprio abrigo eles pedem para que você saia com o cachorro, passe um tempo com ele e veja como ele interage com você. Muitos dizem que é o animalzinho que escolhe a gente, e não ao contrário. Depois disso, deu match? Então agora vamos para a próxima etapa.


LEIA TAMBÉMRoadtrip pela Estônia: Dica de roteiro de viagem em um final de semana no país

Levando seu pet pra casa

Bom, o processo aqui vai variar um pouquinho de acordo com o tempo que o animalzinho já está no abrigo. Como eles só os deixam sair depois de assegurar que a saúde dele está okay, isso pode levar alguns dias para isso acontecer.

No caso do Chico, ele recém tinha chegado no abrigo quando fomos visitá-lo então tivemos que esperar cerca de uma semana para poder trazê-lo pra casa – essa foi a semana mais longa que vivemos aqui na Estônia. Nesse tempo, ele foi castrado, tomou todas as vacinas necessárias e foi microchipado.

Quando todos esses procedimentos foram finalizados, nos ligaram e fomos buscá-lo. Nesse dia eles ainda fizeram o registro do microchip junto aos nossos IDs e já nos deram o passaporte dele, o que achamos perfeito já que toda documentação agora está pronta caso queiramos o levar para viajar conosco.

Nesse dia também é feito o pagamento da taxa de adoção e por todos os serviços de saúde que foram feitos, normalmente esse valor varia entre €150 a €250, mas isso vai depender do animalzinho e todo o auxílio que ele vai precisar antes de estar apto para sair do abrigo.

Lá no canal da Gabi, a gente fez um vídeo contando a novidade e mostramos quando fomos buscar o Chico:

Dicas e recados paroquiais para deixar o processo mais agradável

Lembra que comentamos acima que, caso ainda esteja na dúvida de ter ou não um animalzinho, é melhor pensar mais um pouco? Então, isso continua sendo uma verdade, mas não impede que você visite o abrigo e tenha contato com algum pet – quem sabe esse não é o empurrãozinho que você precisa? 

No lugar onde adotamos o Chico, além de marcar uma visita para conhecer um cachorro específico que você tem interesse em adotar, você também pode se voluntariar para passear com os cãezinhos que estão por lá. Basta chegar no horário em que estão abertos ao público e levar seu ID com você, após um cadastro rapidinho na entrada, você poderá levá-los para passear e dar um pouquinho de <3 para eles. Aqui tem um FAQ com todas as orientações do abrigo.

adotar cachorro na estonia

Área externa do abrigo onde é possível passear com os animais. Foto: Tere Tallinn

Outra coisa importante é realmente mandar e-mail ou ligar caso tenha interesse em um animal específico, principalmente se ele for um animal de pequeno porte, já que no abrigo você encontra com mais facilidade cachorros de médio a grande porte. Então para evitar perder a viagem, chegar lá e o cachorro estiver reservado ou já ter ido embora, esse contato é mais que recomendado.

Como nossa experiência foi diretamente com esse abrigo, não podemos falar de outros por aqui, mas os recomendamos com toda certeza! O atendimento foi excelente e anexo ao local ainda tem uma clínica veterinária 24h.

Se quiser conhecer um pouco mais do trabalho deles ou fazer uma doação para ajudar a manter o local funcionando basta acessar o pets.ee ou entrar em contato pelo +372 53 494 045 ou info@pets.ee.

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.
Compartilha com os amigos <3