Sim, o título não está errado! Em certas épocas do ano na Estônia, andar como pinguim no gelo pode prevenir quedas nas chamadas black-ice que ficam nas ruas e calçadas.

Se você não está familiarizado com o black-ice, confira essa explicação (em tradução livre) do site Weather.com:

“A definição mais básica de gelo negro é uma fina camada de gelo altamente transparente. A razão pela qual é transparente é porque se mistura com os pavimentos das estradas, pois é tão fino, tornando quase impossível ver. É chamado de gelo preto, pois parece preto, como a cor do pavimento da estrada em que se forma.”

Tá, mas que história é essa de andar como pinguim? Bom, é literalmente isso, porém é importante entender que andar no gelo e na neve são coisas completamente diferentes, mas ambas requerem cuidados especiais.

Quando a neve começar a derreter, porém o clima frio ainda permanece, aquela neve fofinha pode se tornar uma pista de patinação cheia de gelo. Isso também pode ocorrer quando uma leve neve cai e ela congela. Bom, os cenários onde o black-ice pode aparecer são muitos, então é preciso cuidados.


LEIA TAMBÉMInverno na Estônia: dicas essenciais para encarar a estação

Portanto, andar como um pinguim é recomendado para quando você estiver andando no gelo – ou em superfícies muito escorregadias, e consiste basicamente em:

  • Estender os braços para o lado para manter o equilíbrio;
  • Manter seu centro de gravidade em uma perna;
  • E se cair para trás, abaixar o queixo para evitar bater a cabeça.

Enfim, andar exatamente como um pinguim:

walk like pinguim

Foto: Divulgação

Então, agora que você sabe o que fazer, também é importante saber o que não fazer:

  • Não dê passos largos;
  • Não pegue atalhos;
  • Não ande rápido;
  • Evite manter as mãos no bolso. Luvas são sempre a melhor opção!


LEIA TAMBÉMFOTOS: paisagens do outono x inverno na Estônia

Outros cuidados ao andar no gelo

Além da técnica, você também deve apostar em calçados firmes (de preferência cano mais alto) e com sola antiderrapante, apesar que nem sempre é suficiente para andar no gelo.

Outra opção é anexar um “gripper” ao seu calçado, você encontra esse tipo de produto até em mercados, na área de calçados. Há algumas marcas, inclusive, que têm botas com esse dispositivo já anexado à sola.

Para acompanhar mais do nosso conteúdo, o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e no TikTok @tere.tallinn.
Compartilha com os amigos <3