Se você tem um visto de turismo para os Estados Unidos prestes a expirar, que já está expirado ou está apenas pensando em tirá-lo pela primeira vez, talvez seja uma ótima opção fazê-lo aqui em Tallinn ao invés de esperar a volta ao Brasil…
Hoje, de acordo com o consulado Norte-Americano em São Paulo, a fila de espera para tirar o visto dos EUA pode ultrapassar os 18 meses no Brasil (!!!) dependendo do estado, um recorde que, de acordo com eles, é justificado pela demanda reprimida na época da pandemia de Covid-19, quando os Estados Unidos pararam de emitir essa modalidade de visto para o país.
Para se ter uma ideia de comparação com relação ao tempo, eu tirei meu visto recentemente aqui em Tallinn e o processo completo, de aplicação até retirada do passaporte com o visto na Embaixada Americana, durou 6 dias (pois teve um final de semana entre as datas) e abaixo explico o passo a passo de como foi o procedimento…
Qual é o visto para turismo nos Estados Unidos?
Bom, a modalidade de visto para turismo nos Estados Unidos é o B1/B2, custa USD 160 e tem validade de 10 anos! Ele também pode ser usado para quem vai visitar o país a negócios ou só passar por lá em uma conexão entre voos. Esse é provavelmente um dos vistos mais populares para o país, mas vale lembrar que ele não permite trabalhar por lá, apenas participar de reuniões de negócios e/ou eventos corporativos.
Existem diversas outras categorias de vistos, como por exemplo para estudantes que pretendem fazer intercâmbio (J-1), para atletas (P-1) e até para finalidades jornalísticas (I) ou religiosas sem fins lucrativos (R) – para mais informações, é sempre recomendado que leia o site oficial da Embaixada Americana.
Como faço a aplicação e o agendamento para o visto em Tallinn?
Bom, o processo é super simples e rápido! Vou passar aqui o passo a passo que segui para fazê-lo:
- Nesse link você irá fazer um cadastro e criar seu login e senha para acesso ao portal;
- Depois disso você só precisa clicar aqui, e iniciar uma nova aplicação preenchendo o formulário DS-160, você irá receber uma confirmação por email;
Se prepare para perguntas do tipo:
Você é um terrorista? Seu pai é terrorista? Você está planejando matar alguém? ?
- Ao final da aplicação, você poderá fazer o pagamento de USD 160 por transferência bancária ou cartão – é aceito apenas de débito;
- Com o fomulário preenchido e o pagamento feito, é hora de fazer seu agendamento online através desse link aqui que você poderá acessar com o login e senha usados no cadastro do primeiro passo desse tutorial.
Pronto! Depois do agendamento é só comparecer na data marcada para a entrevista – hoje o site fala que a espera está de cerca de 3 dias úteis, mas eu tinha encontrado já para o dia seguinte da minha aplicação, caso quisesse.
ps: de acordo com o site da Embaixada America em Tallinn, esse valor de USD 160 é válido até o dia 30 de maio de 2023, depois dessa data ele irá passar a custar USD 185 (!!!)
Vale a pena tirar o visto de turismo para os Estados Unidos?
Bom, isso é muito relativo e vai variar de cada pessoa. Eu por exemplo, tenho muita curiosidade de conhecer algumas cidades do país, mas confesso que toda a burocracia para tirar o visto sempre me afastou um pouco dessa vontade. Vi isso como uma oportunidade e risquei da minha lista um objetivo que estava lá faz um tempo, mas além disso, outros pontos que me levaram a tirar foi:
Mais opções de voos para o Brasil: é lógico que saindo da Europa, fazer uma conexão nos EUA vai deixar seu voo mais longo, porém em muitas vezes as opções para fazer isso acabam sendo muito mais baratas do que a escala direta de uma capital europeia para São Paulo, por exemplo. Então ter essa liberdade/opção de poder considerar esses voos acabou pesando a favor.
Visto de turismo dos EUA vale no México: vou te dizer que tenho muito mais curiosidade de conhecer o México do que os Estados Unidos e, desde o ano passado, começou a ser exigido visto para brasileiros que querem viajar ao país mesmo que à turismo. Caso você tenha um visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen isso não é necessário (fonte). Dito isso, com o visto que tenho da Estônia, isso não seria um problema, mas dado que o tempo de visto dos EUA é de 10 anos, achei que valeu a pena fazer.
Pô, e eu também quero ver o Mickey lá na casa dele, né?
Vale lembrar aqui que não sou especialista em vistos e nem presto qualquer tipo de consultoria, esse é apenas um relato de como foi minha experiência em Abril de 2023 – caso você esteja vendo esse post no futuro, recomendo acessar o site da Embaixada dos Estados Unidos na Estônia para informações mais atualizadas.
—