O inverno na Estônia em 2021 tem sido muito especial e diferente dos outros que passamos desde a chegada aqui em Tallinn. A neve começou a cair já no início de janeiro e desde então está teimando em ir embora, o que nos proporciona paisagens que até então só tínhamos visto pela internet ou em filmes – exatamente o que sentimentos quando vistiamos a Saula Siniallikad.

Saula Siniallikad

Foto: Tere Tallinn

Esse lugar abriga algumas das principais nascentes de água doce do país e que desaguam no Rio Pirita. Além disso, elas são diferenciadas por suas cores:

  • Azul esverdeado (Blue Spring, Siniallikas);
  • Preto acastanhado (Black Spring, Mustallikas);
  • Azul acinzentado (White Spring, Valgeallikas).

A variação das cores se dá por conta do reflexo da luz nas partículas de areia no fundo das nascentes – o que mostra o quão as águas são limpas e transparentes. O caminho até a chegada no lago, por meio da floresta, faz o passeio ser ainda mais especial.

Saula Siniallikad

Foto: Tere Tallinn

Agora não vemos a hora de voltar por lá também na primavera para ver a mudança do visual e também aproveitar um pouco mais do lugar – até porque não dá pra fazer muita coisa com a sensação térmica batendo nos -15 graus, não é mesmo?


LEIA TAMBÉMTurismo na Estônia: Fomos conhecer uma vila viking

Ah, uma curiosidade interessante é que alguns estonianos consideram as nascentes de água sagradas e que possuem poder de cura. E para que isso se realize, é preciso que as pessoas “sacrifiquem” bens materiais como joias e dinheiro em troca da cura.

Saula Siniallikad

Foto: Tere Tallinn

Saula Siniallikad

Foto: Tere Tallinn

Como chegar na Saula Siniallikad

A Saula Siniallikad é aberta o ano todo e não é preciso pagar entrada, nem estacionamento. Ela fica há cerca de 30 minutos dirigindo do centro de Tallinn e você encontra a localização no Google Maps aquiAs linhas de ônibus n.108 e n.131 também fazem o trajeto até lá.

Foto: Tere Tallinn

Quer ver mais algumas fotos e vídeos desse dia? Segue a gente lá no Instagram.com/teretallinn que tem tudo lá, inclusive um reels dedicado a esse dia.

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.
Compartilha com os amigos <3