Não se assuste se no dia 1 de setembro você se deparar com muitas crianças na rua, impecavelmente fardadas e carregando flores.
Neste dia na Estônia é celebrado o Dia do Conhecimento (Day of Knowledge), e marca o início do calendário escolar. Apesar de fardas e uniformes não serem tão exigidos durante outros dias do ano, no primeiro dia todas as crianças capricham para as formalidades.
O ano letivo na Estônia dura de setembro a junho. As férias longas entre julho e agosto permitem que os estudantes aproveitem o verão e se preparem para uma nova temporada de estudos. Geralmente, o horário das aulas é das 8h até às 15h, com algumas opções de atividades extra-curriculares.
As escolas públicas são gratuitas e o sistema de admissão é geralmente baseado em critérios geográficos, ou seja, os alunos são encaminhados para escolas próximas às suas residências. No entanto, o sistema também permite uma certa flexibilidade onde os pais podem aplicar para algumas opções disponíveis.
A educação é obrigatória na Estônia dos 7 aos 17 anos.
O sistema educacional é dividido em três níveis:
- Básico: do 1º ao 9º ano. Nesse estágio, os alunos desenvolvem conhecimentos essenciais e possuem disciplinas como matemática, línguas, ciências sociais e naturais.
- Médio: Com duração de 3 anos, os alunos têm a opção de seguir programas acadêmicos ou vocacionais.
- Superior: A Estônia abriga várias instituições de ensino superior renomadas que oferecem uma ampla gama de cursos e programas para estudantes que desejam continuar seus estudos após o ensino médio.
O sistema educacional da Estónia é uma fonte de inspiração para muitos países devido a sua abordagem equilibrada, qualidade e igualdade.
De acordo com o PISA (Program for International Student Assessment), o sistema de educação estoniano está entre os primeiros da Europa e do mundo.
Os resultados de 2018, mostraram que os jovens de 15 anos da Estônia ocuparam o primeiro lugar em leitura, ciências e matemática na Europa.
Foto capa: Divulgação Escola Gustav Adolf Gymnasium