Caso você more, ou já tenha visitado Tallinn, muito provavelmente já esbarrou com uma das estações de correio inteligentes pela cidade. Bom, as parcel machines são um quebra-galho enorme para quem quer receber ou enviar mercadorias, e ainda economizando tempo e dinheiro.

Foto: TERE Tallinn

As principais empresas que fornecem o serviço na Estônia são: Omniva, DPD e SmartPost, e o uso delas é bem simples. Nos sites você pode conferir as localizações, para quais países as empresas fornecem esse serviço e de que maneira a entrega será feita.

Como usar as estações de correio inteligentes em Tallinn

COMO ENVIAR

Vou usar o site da Omniva para simular o envio de uma mercadoria de uma estação para outra estação dentre os países Bálticos. A empresa possuem uma ferramenta muito legal que mostra exatamente a tela que você verá nos terminais:

Primeiro passo: escolha seu país – no nosso caso, Estônia

Segundo passo: escolha o idioma

Terceiro passo: escolha a opção, nesse caso iremos enviar uma encomenda

Quarto passo: escolha o país que você está enviando

Quinto passo: aqui você poderá escolher se prefere usar uma das estações espalhadas pelo país, ir até os correios ou que alguém venha buscar na sua casa. Como podem ver, a opção mais barata é sempre utilizar as estações.

Sexto passo: depois de escolher às estações como opção, você precisa escolher o tamanho da encomenda que está enviando – as dimensões são mostradas na tela.

Sétimo passo: aqui você escolherá a região mais próxima de onde a pessoa para que você está enviando o pacote mora – se estiver em Tallinn, selecione “Harju maakond”

Oitavo passo: agora uma seleção com todas as estações da Omniva espalhadas por Tallinn irá aparecer para você e então, selecione a mais próxima da casa de quem irá receber

Nono passo: ATENÇÃO! Aqui você colocará o número do telefone da pessoa que vai receber a encomenda.

Décimo passo: agora você colocará o seu número de telefone

Décimo primeiro passo: então uma tela irá aparecer com todos os dados para você confirmar, selecionar a forma de pagamento e pronto.

Décimo segundo passo: depois de pagar, retire seu cartão e uma etiqueta será emitida para você. Destaque a mesma e cole na mercadoria que você está enviando.

Uma das portas irá se abrir, você coloca a sua mercadoria e ela será enviada para o destino que você selecionou. Na mesma hora, vocês dois receberão um código para rastrear a entrega.

Foto: Divulgação OMNIVA


LEIA TAMBÉM: Sistema de reciclagem na Estônia devolve dinheiro no retorno de embalagens

COMO RECEBER ENCOMENDAS

Bom, esse é ainda mais simples. Vou mostrar como funciona usando outra transportadora listada acima, a DPD.

Em compras online, fique atento se a opção de receber sua mercadoria em uma das estações de correios está disponível – a taxa de entrega será mais barata, mas lembre-se que você terá que se deslocar até o local para buscá-la. Como a empresa – ou a pessoa – de quem você está recebendo a mercadoria já fez todos os passos acima, o processo fica ainda mais simples.

No seu celular, uma mensagem assim deverá aparecer:

A mensagem está em estoniano (ah vá) e basicamente diz o código de rastreamento do seu pacote, endereço de retirada e a senha para retirada. Com isso, você irá até o ponto de coleta e selecionar “Retrieve parcel”.

Foto: TERE Tallinn

Então será solicitado que você insira aquela mesma senha que recebeu no seu celular e voilá:

estações de correio inteligentes

Foto: TERE Tallinn

É só retirar sua encomenda, fechar a portinha e correr pro abraço! Aliás, o que eu fui buscar ali (e que infelizmente não é um publi rs) é um spoiler de um conteúdo que ainda vai rolar muito lá no nosso Instagram – e por aqui também. Que tal uns reviews de cervejas estonianas nem um pouco profissionais e repletos de sinceridade, hein?

Foto: TERE Tallinn

Já saiu até uma primeira listinha bacana para os amantes de cerveja: As 10 melhores cervejas estonianas de acordo com o Rate Beer

Bom, viu como é fácil usar as estações de correio? Agora você sabe como enviar e receber suas encomendas por lá!

Siga o Tere Tallinn no Instagram @teretallinn e curta a nossa página no Facebook.
Compartilha com os amigos <3