Uma das gratas surpresas que tive ao me mudar para a Estônia foi perceber o quão agitada – e impressionante – é a cultura cervejeira do país. Após morar por quatro anos na Irlanda, não vou negar que enquanto me preparava para a mudança esse era um dos pontos que pensava bastante. Estava ansioso para provar as cervejas estonianas e encontrar minha favorita.
Estou longe de ser um grande sommelier ou ter a pretensão de apresentar por aqui qualquer crítica profissional sobre a ~arte da cevada~, mas posso dizer que tenho um gostinho apurado e pretendo compartilhar e trocar algumas dessas experiências com vocês no TERE Tallinn. Mas antes de começar com isso, vamos ao que diz o povo!
O Rate Beer é um website/app conhecido no mundo todo como uma das fontes mais detalhadas e respeitadas quando o assunto é cerveja. Na ativa desde maio de 2000, em seu site intitulam-se como uma plataforma voltada para o consumidor, onde o foco é ser totalmente imparcial em suas classificações e conteúdos editoriais.
Bom, tenho minhas ressalvas em relação à imparcialidade, uma vez que não existe almoço grátis, mas não vou negar que sempre os uso como uma boa fonte para descobrir novas cervejas nos países que visito.
E isso não foi diferente quando cheguei na Estônia. Abaixo segue a lista que usei para conhecer algumas das cervejarias locais e suas melhores cervejas rankeadas no site.
Leia também: Custo de vida na Estônia: comparando o poder de compra com o Brasil
As melhores cervejas estonianas de acordo com o Rate Beer
Nas 6 primeiras posições temos uma lista de brejas da Põhjala, que também é a maior cervejaria artesanal do país. Já tive a oportunidade de beber uma cerveja no taproom/fábrica e o espaço é animal. O local é disparado um dos meus bares favoritos em Tallinn, mas isso é assunto para um outro post, uma vez que já percebi que a minha favorita dos caras não figura na lista (how dare you, m*th*rf*ck*r?). Eis as 6 melhores cervejas artesanais do país:
1º lugar
Cervejaria: Põhjala
Breja: Cellar Series – Pime Öö PX
Nota: 4.09
Estilo: Stout – Imperial
2º lugar
Cervejaria: Põhjala em parceria com a cervejaria dinamarquesa To Øl
Breja: Cellar Series – Taanilinn Cognac BA
Nota: 4.05
Estilo: Stout – Imperial Flavored
3º lugar
Cervejaria: Põhjala
Breja: CocoBänger
Nota: 4.03
Estilo: Stout – Imperial Flavored
4º lugar
Cervejaria: Põhjala
Breja: Cellar Series – Öö XO
Nota: 4.00
Estilo: Porter – Baltic
5º lugar
Cervejaria: Põhjala
Breja: Cellar Series – Odravein Bourbon BA
Nota: 3.98
Estilo: BarleyWine / WheatWine / RyeWine
6º lugar
Cervejaria: Põhjala
Breja: Öö
Nota: 3.96
Estilo: Porter – Baltic
Leia também: Sistema de reciclagem na Estônia devolve dinheiro no retorno de embalagens
Depois de 6 brejas da mesma cervejaria figurarem as primeiras colocações do top 10, enfim vemos dois nomes revezando os próximos lugares do pódio, sendo a Lehe ocupando o sétimo e nono lugar, e a Pühaste com a oitava e décima colocação:
7º lugar
Cervejaria: Lehe
Breja: Vasileostrovskaya Ravnodenstvie
Nota: 3.96
Estilo: Stout – Imperial Flavored
8º lugar
Cervejaria: Pühaste
Breja: Impetus Noir
Nota: 3.93
Estilo: Stout – Imperial Flavored
9º lugar
Cervejaria: Lehe
Breja: Singularity
Nota: 3.92
Estilo: Stout – Imperial
10º lugar
Cervejaria: Pühaste / AF Brew / Zagovor
Breja: Trinity In Black
Nota: 3.91
Estilo: Stout – Imperial Flavored
Ainda teriam outras cervejas estonianas para incluir nessa lista, como, por exemplo, as da Tanker e a Õllenaut – sendo que os estilos acima nem são os que eu mais curto (IPA ❤️️). Com isso, tenho ainda mais certeza de que precisaremos resolver isso em publicações futuras. Essa lista veio desse ranking aqui que você encontra no Rate Beer.
Leia também: 10 motivos para morar na Estônia
—