Como falamos por aqui desde o início de junho a Estônia optou por abrir as fronteiras para residentes de países Europeus que pretendem viajar ao país. E agora, outros países também estão autorizados a entrar no país, alguns com restrições e quarentena obrigatória, outros não. Nesse post iremos listar todos eles, além de algumas recomendações atualizadas do governo com relação ao coronavírus na Estônia.
Números atualizados sobre o coronavírus na Estônia e sobre a vacinação
Sim, a vacinação contra o coronavírus já começou na Estônia, leia mais sobre o tema aqui. Confira os números referentes ao dia 19/01:
Casos confirmados: 37.941
Testes administrados: 716.769
Em tratamento: 431
Mortes: 344
Como provavelmente no momento em que você acessar esse post esse número terá sido atualizado, você pode clicar aqui para acompanhar as informações detalhadas.
Vídeo: Divulgação Governo da Estônia
Viajar para a Estônia: Quem pode entrar no país?
Atualmente, além de membros da União Europeia, residentes de países de outros continentes também podem vir para o país. Veja quem atualmente pode entrar na Estônia:
- Cidadãos estonianos, titulares de uma autorização de residência ou direito de residência no país e familiares, independentemente de apresentarem ou não sintomas da doença.
- Cidadãos e residentes da União Europeia, espaço Schengen, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano, e indivíduos com um visto de longa duração e seus familiares se não apresentarem sintomas.
- Residentes da Austrália, Japão, Nova Zelândia, Ruanda, Coreia do Sul, Tailândia, Singapura, se não apresentarem sintomas.
É sempre importante se atentar as especificações com relação aos sintomas. Caso você chegue de algum dos locais mencionados acima e apresente sintomas de Covid-19 no aeroporto, os agentes da imigração podem (ou não) proibir a sua entrada no país.
- Cidadãos de países estrangeiros sem sintomas que chegam à Estônia de estados não mencionados acima para trabalhar ou estudar. Na chegada, deverão permanecer em quarentena, o que significa que:
– O empregador ou a instituição de ensino deve garantir que a pessoa tem a possibilidade de permanecer no seu local de residência ou de estada permanente durante 10 dias de calendário após a sua chegada à Estónia;
– O empregador ou instituição educacional garanta que o funcionário ou aluno seja submetido a dois testes SARS-CoV-2. O primeiro teste deve ser administrado à chegada e o segundo no 10º dia após a sua chegada;
– O trabalhador ou aluno não estão autorizados a trabalhar e estudar, respetivamente, nos primeiros 10 dias a seguir à sua chegada à Estónia;
– O funcionário e o aluno podem começar a trabalhar e estudar, respectivamente, a partir do 11º dia desde a sua chegada, com a condição de que seu segundo teste de SARS-CoV-2 para coronavírus seja negativo.
Quem é obrigado a ficar de quarentena na Estônia?
- Todos os cidadãos e residentes estonianos sintomáticos que chegam à Estônia.
- Passageiros provenientes de países da União Europeia, Espaço Económico Europeu e Espaço Schengen que iniciaram a sua viagem a partir de um país pertencente a esta região ou transitaram num país desta região, com base na taxa de infecção (A restrição de quarentena não se aplica a quem venha de países com uma taxa de infecção inferior a 150 pessoas por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias).
- Todas as pessoas que chegam à Estónia que iniciaram a sua viagem de ou transitaram por países para os quais não existem dados ou que se encontram fora da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e do Espaço Schengen.
–
LEIA TAMBÉM: Vacinação contra COVID-19 começa na Estônia
–
Lista de países que não precisam de quarentena ao chegar na Estônia
Como mencionado acima, se você estiver vindo de um país com a taxa de transmissão é acima de 150 pessoas a cada 100.000 habitantes, você precisará fazer quarentena quando desembarcar na Estônia. Caso o país que esteja vindo esteja com um número de infecções menor, aí o isolamento não é necessário.
Essa lista é atualizada diretamente no site do governo (você pode acessar aqui), e no momento da atualização dessa publicação os viajantes vindos dos seguintes países não precisam de quarentena (informação válida para viagens para a Estônia entre 15.01-24.01.2021)
- Finlândia 62,6
- Grécia 82,1
- Islândia 48, 2
- Vaticano 0,0**
** A taxa de infecção do Vaticano é 0, mas ao viajar do Vaticano através da Itália para a Estônia, ainda se aplica uma restrição de 10 dias à liberdade de movimento.
Com base no Despacho n.º 282 do Governo da Estónia, a restrição à liberdade de circulação não se aplica a pessoas assintomáticas que tenham estado no território da Lituânia ou da Letónia nos últimos 10 dias e tenham viajado para a Estónia directamente da Lituânia, Letónia com as seguintes pré-condições:
(1) a pessoa fez um teste de coronavírus 72 horas antes da sua chegada à Estônia e o resultado é negativo. Ao viajar da Estônia para esses países e retornar à Estônia, é possível fazer o teste do coronavírus na Estônia, e retornar à vida normal em caso de resultado negativo. O auto-isolamento é necessário enquanto espera pelos resultados do teste;
(2) a pessoa chega à Estônia com o objetivo de trabalhar, estudar ou receber serviços de saúde ou por motivos familiares ou de trânsito. Pelas razões listadas acima, não é necessário fazer um teste de coronavírus antes de chegar à Estônia.
Oportunidade de teste de coronavírus ao chegar na Estônia
- A partir de 1º de setembro de 2020 aqueles que retornarem à Estônia vindos de países de risco COVID-19 terão a oportunidade de fazer o teste de coronavírus no aeroporto e no porto, a fim de reduzir a quarentena de 10 dias. O teste é gratuito para residentes da Estônia; os estrangeiros podem fazer o teste a um custo de 67 euros e podem pagar no local com cartão.
- A partir de 15 de janeiro de 2021, novas regras se aplicam para reduzir o período de auto-isolamento ao chegar à Estônia. Qualquer pessoa que não pretenda isolar-se durante 10 dias após a sua chegada à Estónia pode fazer um teste PCR no estrangeiro não antes de 72 horas antes da sua chegada à Estónia. Enquanto estiver na Estônia, um segundo teste não pode ser feito antes do sexto dia após o primeiro teste. O auto-isolamento obrigatório de 10 dias não se aplica se ambos os testes forem negativos. Qualquer pessoa que não tenha feito um teste até 72 horas antes da sua chegada à Estónia pode fazê-lo imediatamente após a sua chegada e o segundo teste não antes de seis dias após o seu primeiro teste. O período de isolamento de 10 dias pode ser concluído mais cedo se ambos os testes forem negativos.
- Os testes podem ser realizados na área de pedestres dos terminais A e D do Porto de Tallinn, bem como em um ponto de teste temporário no Aeroporto de Tallinn com base em uma nota de encaminhamento médica (emitida no local). Demora cerca de 5 minutos para completar a nota de referência e colher uma amostra. As pessoas são testadas por ordem de chegada. Os pontos de teste estão abertos todos os dias até a chegada do último navio e passageiros aéreos.
- Até que os resultados do teste sejam divulgados, a pessoa deve estar em completo isolamento. Em caso de resultado negativo, a pessoa será avisada por mensagem de texto, e o resultado positivo será comunicado por telefone. No caso de um resultado de teste negativo, a pessoa deve permanecer em auto-isolamento limitado durante os primeiros sete dias após a chegada à Estônia, ou seja, a pessoa pode ir para o trabalho e, por exemplo, uma loja, mas contatos desnecessários devem ser evitados. A pessoa também deve manter distância de outras pessoas durante o trabalho.
Declaração de saúde
Ao chegar na Estônia é preciso apresentar uma declaração eletrônica de saúde que pode ser preenchida 24 horas antes da chegada no país. Isso torna a travessia da fronteira mais fácil e as pessoas não precisam ficar na fila para preencher uma declaração em papel. A confirmação da declaração de passagem de fronteira será enviada por e-mail e pode ser solicitada na fronteira. Você pode mostrá-lo eletronicamente ou imprimi-la antes de viajar. Preencha aqui.
Sempre confira as informações atualizadas sobre as restrições de entrada na Estônia e procedimentos necessários clicando aqui.
—