O governo estoniano aprovou neste dia 10 de novembro novas medidas e restrições a serem tomadas no trabalho, em casa, no transporte público e em outros locais públicos para conter a propagação do coronavírus na Estônia.
O Conselho de Saúde (Terviseamet) também informou neste dia 10 que nas últimas 24 horas mais de 2.500 exames foram feitos e 128 novos casos de COVID-19 foram registrados nas últimas 24 horas. A média de 14 dias agora é de 143,8 por 100 mil habitantes no país.
–
LEIA TAMBÉM: Governo lança aplicativo para auxiliar no mapeamento do coronavírus na Estônia
–
Novas medidas e restrições que entram em vigor na Estônia
Algumas das principais medidas são o retorno da regra de 2 + 2 (onde duas pessoas podem estar juntas, mantendo uma distância de 2 metros de outras pessoas) em espaços públicos fechados e a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas com mais de 12 anos de idade. As medidas entram em vigor no dia 16 de novembro.
Segundo o governo, o objetivo das medidas é prevenir e interromper a disseminação do COVID-19, mas permitindo que as pessoas continuem com suas vidas normais tanto quanto possível. Apesar das restrições, as regras ainda permitem que as pessoas fiquem juntas em grupos menores e que empresas possam continuar com suas atividades econômicas.
Atualização. A partir de 24 de novembro, as medidas serão obrigatórias, como uso de máscara e regra 2 + 2. Anteriormente o governo tinha publicado mais como forma de recomendações. Leia mais aqui.
Confira mais detalhes das restrições e medidas:
Local de trabalho
- Os funcionários são recomendados a trabalhar remotamente, se possível;
- Os empregadores são aconselhados a preparar um plano de trabalho remoto e tomar providências para o mesmo caso um trabalhador seja infectado no trabalho;
- Recomenda-se cancelar eventos de grupo, como festas de Natal, frequentados por pessoas que você não tenha contato no dia a dia. A celebração do Natal em família será permitida.
Casa e vida familiar
- Antes de se encontrar com uma pessoa em uma categoria de risco, certifique-se de não estar infectado pelo coronavírus e de fazer a visita com segurança: use máscara, mantenha distância e limpe as mãos e as superfícies;
- As instituições de assistência social devem garantir oportunidades seguras de comunicação de contato e não-contato para pessoas pertencentes a grupos de risco;
- As regras devem ser seguidas ao viver com uma pessoa infectada, isso inclui usar máscara, manter distância e limitar o contato com eles, se possível, e limpar as mãos e superfícies regularmente.
Locais públicos e transporte público
- A máscara deve ser usada ou o nariz e a boca devem ser cobertos no transporte público, em shoppings, em conferências, concertos, teatros e cinemas;
- Pessoas com indicação médica, por exemplo, asmáticos ou surdos, e crianças menores de 12 anos não precisam usar máscara. Outras situações justificadas também são possíveis, por exemplo, se não houver outros passageiros no veículo;
- A regra 2 + 2 se aplica a shoppings, grandes lojas e repartições públicas, mas não se aplica a membros da mesma família ou em locais onde não é possível implementar a regra.
- A regra 2+2 deve ser seguida entre grupos de pessoas em estabelecimentos de alimentação e entretenimento, com um máximo de 10 pessoas por grupo. A restrição não se aplica a membros da mesma família, nem se aplica a, por exemplo, playgrounds infantis.
- O horário de funcionamento das instalações de alimentação e entretenimento terá limitações da meia-noite às 6 da manhã para evitar multidões. A restrição não inclui a opção de take-away. As instituições culturais como teatros, cinemas e salas de concerto, podem manter suas portas abertas aos clientes depois da meia-noite.
Mais informações aqui.
—